Sporting CP's A. Diaby reacts during their Portuguese first league soccer match between CD Santa Clara and Sporting CP held at Sao Miguel Stadium, Ponta Delgada, Portugal, 04 November, 2018. EDUARDO COSTA/LUSA Eduardo Costa/Lusa

Liga Europa: Abdoulaye Diaby apurou o Sporting CP

O Sporting CP garantiu o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ao golear os Azeris do Qarabag por 6-1, na estreia europeia do Treinador holandês Marcel Keizer, num jogo a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga Europa.

A goleada ‘leonina’ começou a ser escrita cedo, com o Holandês Bas Dost, aos cinco minutos, a inaugurar o marcador, o Qarabag ainda respondeu aos 14, com um golo de Zoubir, mas, a partir daí, o Sporting tomou conta da partida e o Português Bruno Fernandes, com um ‘bis’ aos 20 e 75 minutos, o Luso Nani, aos 33 minutos, e o Francês Abdoulaye Diaby, também com um ‘bis’ aos 65 e 82 minutos, anotaram os restantes tentos.

De notar que o guarda-redes francês Romain Salin ficou no banco de suplentes do Sporting Clube de Portugal.

Com esta vitória, o Sporting assegurou o segundo lugar do Grupo E, agora com 10 pontos, menos três do que os Ingleses do Arsenal, que venceram na Ucrânia o Vorskla Poltava por 3-0 e asseguraram em definitivo a vitória no grupo, por deterem vantagem no confronto direto com os ‘leões’.

O Sporting não marcava seis golos num jogo das competições europeias desde a vitória por 6-1 na receção aos Suecos do Halmstad, a 1 de novembro de 2001, na segunda mão da segunda ronda da Taça UEFA de 2001/02. Em jogos fora de casa, é preciso recuar a 17 de setembro de 1986, dia em que os ‘leões’ venceram o Akranes na Islândia, por 9-0, na primeira mão da eliminatória inaugural da Taça UEFA de 1986/87.

 

Rennes e Bordeaux venceram, Marseille goleado

No Grupo C, os Franceses do Bordeaux venceram por 2-0 os Checos do Slavia Praga. No outro encontro do grupo, os Russos do Zenit derrotaram os Dinamarqueses do Copenhaga por 1-0. Na tabela classificativa, o Zenit lidera com 11 pontos, à frente do Slavia com sete, do Copenhaga com cinco e do Bordeaux com quatro.

No Grupo H, os Franceses do Marseille perderam por 4-0 fia deslocação ao terreno dos Germânicos do Eintracht Frankfurt. No outro encontro do grupo, os Cipriotas do Apollon venceram os Italianos da Lazio por 2-0. Na tabela classificativa, o Eintracht Frankfurt lidera com 15 pontos, à frente da Lazio com nove, do Apollon com quatro, e do Marseille com apenas um ponto.

Por fim no Grupo K, os Franceses do Rennes venceram por 0-1 na deslocação ao terreno dos Checos do Jablonec. No outro encontro do grupo, os Cazaques do Astana perderam, em casa, por 0-1 frente aos Ucranianos do Dínamo Kiev. Na tabela classificativa, o Dínamo Kiev lidera com 11 pontos, à frente do Astana com oito, do Rennes com seis, e do Jablonec com dois.

A derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europa de futebol decorre a 13 de dezembro.