Liga Europa: Toulouse em ‘apuros’ na Liga francesa é estreante no caminho do Benfica



O Benfica terá uma estreia em jogos oficiais com os franceses do Toulouse, no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, diante de um adversário muito irregular nos seus desempenhos.

Se, na Europa, o Toulouse conseguiu ser segundo classificado no seu grupo, atrás do Liverpool, e à frente dos belgas do Union SG e dos austríacos do LASK, no Campeonato tem encontrado grandes problemas e está apenas um ponto acima da zona de descida de divisão.

A equipa, treinada pelo espanhol Carles Martínez, fechou a fase de grupos com vitórias diante do LASK (1-0 e 2-1), em casa e fora, e Liverpool (3-2), ambas em casa, sendo a única derrota na prova, com uma goleada, na visita a Anfield Road (5-1).

Na vitória diante dos ‘reds’, os franceses tiveram pela frente um Liverpool em ‘gestão’, com o treinador Jürgen Klopp a rodar a equipa, fazendo entrar Salah, Darwin ou Diogo Jota já na segunda metade do jogo, em que não apostou em alguns habituais titulares.

Na Liga Europa, o Toulouse terminou com saldo negativo, com oito golos marcados e nove sofridos, num registo em que o neerlandês Thijs Dallinga foi o melhor marcador da equipa com quatro golos, um dos quais de grande penalidade.

Na Liga francesa, o desempenho do Toulouse tem igual saldo negativo, aqui com consequências que deixam o emblema em 15º do Campeonato, com 14 pontos, seguido de Lyon (13), Lorient (12) e Clermont (11), as equipas abaixo da “linha de água”.

Em 16 jogos na “Ligue 1”, o registo é de apenas duas vitórias, com o Toulouse a ser o rei dos empates, com oito, o maior número da Liga, e seis derrotas, num total de 14 golos marcados e 21 sofridos.

Também na Ligue 1, o avançado Dallinga é o goleador da equipa, com cinco golos apontados.

O jogo entre Benfica e Toulouse, que se jogará primeiro no Estádio da Luz, em 15 de fevereiro, e a segunda mão fora, em 22, será o primeiro oficial entre os dois emblemas, que se defrontaram em 2011, mas num particular.

Na ocasião, em jogo de pré-época e de apresentação aos sócios, em julho de 2011, as ‘águias’ ganharam com um golo do central Jardel.