Ligue 2: A subida é uma realidade para o Metz?

A 21ª jornada da Ligue 2 começa nesta sexta-feira 18 de janeiro com seis encontros, entre eles o do líder, o Metz, que vai receber o Clermont do lusodescendente Mathias Pereira Lage.

Esta semana foi marcada por jogos em atraso disputados e pelo fim da 20ª jornada da segunda divisão francesa.

Após este desfile de jogos, o Metz continua na liderança da segunda divisão francesa agora com 44 pontos, depois de ter vencido por 0-1 na deslocação ao terreno do Orléans. De notar que, nesse encontro, do lado da equipa do Metz, o internacional caboverdiano Jamiro Monteiro não foi convocado, enquanto o Espanhol Iván Balliu foi titular, ele que passou por Portugal onde vestiu a camisola do Arouca entre 2013 e 2015.

Uma semana favorável ao Metz que ganhou pontos aos adversários diretos.

O Brest do médio franco-português Mathias Autret acabou por empatar a uma bola, em casa frente ao Troyes do Treinador português Rui Almeida. O médio ofensivo de 27 anos, Mathias Autret, marcou o único golo da equipa, ele que conta com seis tentos apontados. Com este resultado o Brest permanece no segundo lugar com 39 pontos, estando a cinco pontos da liderança. No entanto o Brest tem quatro pontos de vantagem sobre o Lens e cinco sobre o Lorient.

O Paris FC isolou-se na terceira posição com 35 pontos, isto após o triunfo por 1-2 na deslocação ao terreno do Nancy dos caboverdianos Danilson da Cruz e Vagner Dias Gonçalves.

Na quarta posição encontramos o Lorient com 34 pontos, isto após o triunfo por 2-1, em casa, frente ao Châteauroux do lusodescendente Maxime Barthelmé.

Neste lote de equipas, que estão nos lugares cimeiros, contamos com seis lusófonos: o médio caboverdiano Jamiro Monteiro está no Metz, os defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira atuam no Lorient, o médio franco-português Mathias Autret joga no Brest, e o médio brasileiro Dyjan Azevedo representa o Paris FC.

De notar que dois jogadores lusófonos marcaram nesta jornada: o médio ofensivo franco-português Mathias Autret do Brest marcou o único golo da equipa no empate a uma bola frente ao Troyes, e o avançado lusodescendente Tony Maurício do Valenciennes apontou o único tento no triunfo por 1-0 frente ao Sochaux.

Neste momento o melhor marcador lusófono da Ligue 2 é o avançado lusodescendente Tony Maurício do Valenciennes que lidera com sete golos marcados.

Recorde-se ainda que a segunda divisão francesa, a Ligue 2, conta com um Treinador português, Rui Almeida, que empatou na vigésima jornada a uma bola na deslocação ao terreno do Brest.

Nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, vai decorrer a 21ª jornada e os seis encontros podem ser decisivos para alguns clubes como o Metz que pode contar com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado se vencer o Clermont. Seria uma vantagem considerável na luta pela subida à primeira divisão francesa de futebol. Recorde-se que os dois primeiros sobem diretamente enquanto do terceiro ao quinto lugares, as equipas vão disputar um play-off para chegar à Ligue 1.

.

Eis todos os encontros desta sexta-feira:

Auxerre-Orléans

Béziers-Troyes

Châteauroux-Valenciennes

Lorient-Gazélec Ajaccio

Metz-Clermont

Sochaux-AC Ajaccio

 

[pro_ad_display_adzone id=”20127″]