Ligue 2: Líderes com sotaque português sem triunfos

A 27ª jornada do campeonato francês da segunda divisão de futebol, a Ligue 2, terminou na segunda-feira 4 de março com o empate a duas bolas entre o Le Havre e o Metz. Na liderança nada mudou, o Metz lidera à frente do Brest e do Lorient, no entanto nenhuma desta equipa venceu nesta jornada.

O Metz continua no primeiro lugar da segunda divisão francesa com 57 pontos, isto apesar do empate a duas bolas na deslocação ao terreno do Le Havre. De notar que, nesse encontro, do lado da equipa do Metz, o internacional caboverdiano Jamiro Monteiro não foi convocado, enquanto o Espanhol Iván Balliu que passou por Portugal foi titular.

Trio da frente na Ligue 2 segue sem triunfos.

O Brest do médio franco-português Mathias Autret também acabou por empatar a duas bolas na deslocação ao terreno do Châteauroux. O médio ofensivo de 27 anos, Mathias Autret, não marcou neste jogo, ele que conta com seis tentos apontados nesta temporada. Com este resultado o Brest permanece no segundo lugar agora com 54 pontos, a três pontos da liderança.

No terceiro lugar com 49 pontos encontramos o Lorient dos defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira. O Lorient perdeu em casa por 1-3 frente ao Orléans, e está a cinco pontos do segundo lugar e a oito do primeiro, tendo perdido um ponto em relação aos dois clubes que ocupam os dois lugares cimeiros, que dão um acesso direto à subida de divisão.

O quarto e o quinto lugares são ocupados respetivamente pelo Paris FC e pelo Lens com 46 e 45 pontos. O Lens perdeu na deslocação ao terreno do Paris FC por 2-0.

Neste lote de equipas, que estão nos lugares cimeiros, contamos com sete lusófonos: o médio caboverdiano Jamiro Monteiro está no Metz, os defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira atuam no Lorient, o médio franco-português Mathias Autret joga no Brest, o médio brasileiro Dyjan Azevedo representa o Paris FC, enquanto o defesa franco-caboverdiano Steven Fortes está no Lens.

De notar que três jogadores lusófonos marcaram nesta jornada. O avançado caboverdiano Vagner Dias Gonçalves, que atua no Nancy, apontou o primeiro tento da sua equipa no triunfo por 0-4 na deslocação ao terreno do Sochaux, enquanto o avançado franco-português Mathias Pereira Lage, que joga no Clermont, marcou o último golo da sua equipa no triunfo por 0-3 na deslocação ao terreno do Gazélec Ajaccio. Quanto ao defesa brasileiro Felipe Saad, do Lorient, acabou por marcar na própria baliza na derrota da sua equipa por 1-3 frente ao Orléans.

Neste momento o melhor marcador lusófono da Ligue 2 é o avançado lusodescendente Tony Maurício do Valenciennes que lidera com sete golos marcados.