LusoJornal / Marco Martins

Lille: José Fonte e Rafael Leão apontam para a Champions

O Lille, que conta com quatro jogadores Portugueses, venceu por 4-0 o Nice no Estádio Pierre Mauroy, num jogo a contar para a 23ª jornada do Campeonato francês de futebol da primeira divisão, a Ligue 1. Em conversa com o LusoJornal, José Fonte e Rafael Leão admitiram que os objetivos passam por tentar alcançar um lugar que dá acesso à Liga dos Campeões europeus.

A equipa do Norte da França, segunda classificada, derrotou o Nice, clube que ocupa o oitavo lugar, num encontro que contou com três Portugueses no onze inicial: José Fonte, Xeka e Rafael Leão, sendo que Rui Fonte esteve no banco de suplentes. Foi o primeiro jogo sem o defesa-central Edgar Ié que foi emprestado pelo Lille ao Nantes.

Do lado do Nice estavam presentes dois Brasileiros no onze inicial: o central Dante Bonfim e sobretudo o médio Danilo Barbosa que passou por Portugal e envergou as camisolas do Sporting de Braga e do Benfica.

Os golos do Lille foram apontados pelo avançado português Rafael Leão (8 min), pelo avançado marfinense Nicolas Pépé (37 min), pelo avançado francês Jonathan Bamba (75 min) e pelo avançado francês Loïc Rémy (90+4 min).

 

José Fonte, luta até ao fim para a Champions

 

No fim do jogo, José Fonte, central e internacional português, admitiu que o triunfo foi importante, mas que é necessário continuar nesta senda de vitórias para chegar à Liga dos Campeões.

 

O que podemos dizer deste triunfo?

Tínhamos entalada a derrota em Nice porque cometemos erros que não são normais. Foi um jogo mal perdido. Desta vez em casa, queríamos provar que somos uma grande equipa e foi isso que aconteceu. Começamos o jogo bem, estávamos concentrados e conseguimos um resultado fenomenal.

 

O Lille pode sonhar com a Liga dos Campeões?

Claro que queremos a ‘Champions’, vamos lutar, e vamos fazer tudo por isso, não há que ter medo. Há é que trabalhar e acreditar na nossa qualidade porque temos muita qualidade. Agora é jogo após jogo fazer os nossos pontos e no fim vamos fazer as contas. Se conseguiremos ou não, o importante é dar o máximo e trabalhar todos os dias para conseguir esse objetivo.

 

Nesta quarta-feira o Lille defronta o Rennes na Taça de França…

É sem dúvida um dos nossos grandes objetivos: ir o mais longe possível na Taça, e dar alegrias aos nossos adeptos. O jogo com o Rennes é um jogo a doer, que temos de ganhar para continuar na Taça.

 

Rafael Leão, mais um golo apontado

 

Em conversa com o LusoJornal, Rafael Leão falou do seu sexto golo apontado nesta época e abordou também os objetivos da equipa.

 

Foi um resultado importante frente ao Nice?

Grande jogo da nossa equipa. Foi uma espécie de vingança visto que no jogo em Nice perdemos lá, e queríamos fazer um grande jogo em casa e ganhar. Conquistamos o nosso objetivo e mais três pontos. E com a ajuda da equipa consegui marcar mais um golo.

 

Mais um golo apontado, já leva seis na Ligue 1…

Os golos dão confiança para continuar a ajudar a equipa a conquistar os objetivos. Foi uma jogada rápida de contra-ataque. O Treinador já nos tinha pedido durante a semana para aproveitar o contra-ataque porque o Nice, na transição defensiva, é um bocado fraco. Temos jogadores muito rápidos e tínhamos de apostar no contra-ataque.

 

Quais são os objetivos? Taça de França e Liga dos Campeões?

Claro que a nossa equipa tem objetivos e esse segundo lugar é um deles, mas temos de ir passo a passo. Vamos pensar no jogo desta quarta-feira que é para a Taça de França. Queremos ganhar esse jogo. Vamos entrar nesse jogo com todas as forças para conquistar o triunfo e tentar conquistar a Taça de França.

 

Na Ligue 1, o Lille segurou o segundo lugar na tabela classificativa com 46 pontos, a dez do Paris Saint Germain, mas sobretudo com três pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o Lyon. Na próxima jornada do Campeonato o Lille desloca-se ao terreno do Guingamp do Português Pedro Rebocho, a 10 de fevereiro, pelas 17h00.

De notar que já nesta quarta-feira, num jogo a contar para os oitavos de final da Taça de França, o Lille desloca-se ao terreno do Rennes do lusodescendente Damien da Silva.