Lusodescendente Philippe Mendes oferece obra de Fernão Gomes a Museu americano

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

O galerista franco-português Philippe Mendes foi nomeado membro do Conselho de Administração do Hispanic Society Museum com sede em Nova Iorque, com o objetivo de promover a presença da arte portuguesa naquela instituição.

Philippe Mendes doou já, entretanto, um desenho do pintor português maneirista Fernão Gomes, que faz agora parte do acervo daquele Museu.

O “Museu Espanhol” de Nova Iorque, como é vulgarmente conhecido, foi fundado em 1904 pelo filantropo americano Archer Milton Huntington para exibir e divulgar a arte, literatura e cultura de Espanha, Portugal, América Latina e Filipinas até ao início do século XX. É considerado um dos melhores museus do mundo neste campo, mas a presença portuguesa é praticamente inexistente.

Galerista em Paris e figura de referência dos meios artísticos europeus, o luso-francês Philippe Mendes – que já doou um quadro de Josefa d’Óbidos ao Louvre – vai agora ajudar a dar mais visibilidade a Portugal no Museu Hispânico da América.

Philippe Mendes nasceu em Paris, estudou Direito na Sorbonne, e depois História da Arte. Foi quadro do Louvre, esteve em Roma vários anos a especializar-se em pintura italiana da Renascença.

Atualmente dá aulas no Louvre e a sua Galeria Mendes, em Paris, tem procurado divulgar artistas portugueses. Organizou, por exemplo, uma grande exposição de Rui Chafes (de onde saíram duas obras para o Centro Pompidou) e vai inaugurar em breve a maior exposição jamais realizada do pintor português José Loureiro. Em 2016, o nome de Philippe Mendes foi falado por ter doado uma tela de Josefa d’Óbidos ao Louvre para promover uma Sala Portuguesa, o que vai acontecer.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]