LusoPress: Prémios Portugueses de Valor 2018 foram entregues em Figueira da Foz

A lista de dez premiados do prémio Portugueses de Valor 2018 – escolhidos por um júri de entre um grupo de 100 nomeados, na iniciativa anual do magazine LusoPress que decorreu na Figueira da Foz – inclui sete emigrantes e um lusodescendente residentes em França, um emigrante nos EUA e o padre Delmar Barreiros, 80 anos, natural de Trancoso, que é conhecido como o Padre dos Emigrantes ou o Padre do Benfica.

A lista de galardoados, disponibilizada à Lusa, inclui ainda o lusodescendente Tiago Martins, Diretor comercial da companhia de aviação Aigle Azur (na foto), Suzette Fernandes, natural do Sabugal (Guarda) e ativista, em França, numa associação que fundou pelo fim das vacinas com alumínio, e o açoriano António Teixeira, emigrante nos EUA, país onde preside à Fundação Faialense.

A lista de premiados na iniciativa do grupo de comunicação sediado cerca de 20 quilómetros a sudeste da capital francesa inclui ainda Armindo Freire, natural de Pombal e gerente de uma empresa em que 90% dos funcionários são Portugueses, Joaquim Barros, natural de Viana do Castelo e empresário do setor da construção na região de Paris, e Isabel da Ponte, engenheira, natural de Valença do Minho e a residir em França.

Os restantes três emigrantes em França premiados com o galardão Portugueses de Valor 2018 são o formador na área da hotelaria Victor Ferreira, natural de Lisboa, Luís Gonçalves, oriundo do concelho de Guimarães e empresário na área do aquecimento, e Henrique Costa, nascido no concelho de Ansião (Leiria) e empresário de telecomunicações.

A comitiva «Portugueses de Valor», constituída por cerca de 150 pessoas, entre promotores do galardão, premiados, nomeados e familiares, foi recebida na autarquia da Figueira da Foz pelo Presidente João Ataíde, que classificou os emigrantes portugueses e os lusodescendentes como os «maiores embaixadores de Portugal em qualquer parte do mundo» e lhes pediu que fossem «embaixadores da Figueira da Foz».

Na ocasião, João Ataíde apresentou à plateia as oportunidades de investimento neste município do litoral do distrito de Coimbra em áreas como a agroalimentar ou ligadas à floresta e economia do mar, entre outras, evidenciando igualmente os mecanismos da autarquia ao dispor de potenciais interessados, como o gabinete de apoio ao investidor, a incubadora de empresas ou o laboratório Marefoz, constituído em parceria com a Universidade de Coimbra.

O presidente da Câmara destacou ainda a indústria hoteleira e de lazer, nomeadamente as cerca de três mil camas disponíveis e equipamentos para a realização de reuniões e congressos e atividades ligadas ao surf, desportos de aventura e caminhadas «opções saudáveis que permitem uma estadia agradável», frisou.

O autarca evidenciou ainda que no concelho residem cerca de 40 famílias francesas, número que «tem tendência para crescer» afirmou João Ataíde. De acordo com os promotores da iniciativa, a comitiva devia ter sido recebida na terça-feira, já depois do fecho desta edição do LusoJornal, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]