LusoJornal | Jorge Campos

Lyon: Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima levou procisão à Basílica de Fourvière

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

 

No fim de semana passado, dias 14 e 15 de maio, a Comunidade católica portuguesa da região de Lyon participou na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière.

A Associação Comissão Organizadora de Fátima em Fourvière (ACOFF), convidou os padres Sérgio Braga, Alberto Sampaio e Matteo LoGioco, para animarem e celebrarem a Eucaristia nestes dias.

No sábado, dia 14, foi organizada uma procissão de velas que percorreu as ruas entre a Catedral de S. João e a Basílica de Fourvière, com a participação de várias centenas de peregrinos recitando o terço. O início desta manifestação, foi pelas 20h00 e terminou pelas 22h30 com uma vigília de adoração, a benção do Santíssimo e confissões.

No domingo, dia 15 de maio, a celebração solene da Eucaristia teve início às 14h00 e foi seguida de uma procissão nas ruas adjacentes à Basílica de Fourvière, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. No final, o tradicional “Adeus à Virgem” aumentou a emoção na multidão, que neste dia atingiu cerca de duas mil pessoas dentro e fora da Basílica. Os lenços brancos foram o sinal de despedida à Senhora de Fátima.

“Este foi o ano após ‘Covid’, onde se pode organizar por completo esta peregrinação. Desde o ano 2020 que pouco ou nada se fez. Hoje, as pessoas quiseram viver a sua fé Mariana, participando numerosos nestes dois dias” disse ao LusoJornal Georgina Santos, membro da ACOFF.

“A Comissão tem um novo responsável, que foi nomeado pela Diocese, o Vigário Thouvenot, e foi criada uma associação de fiéis para que no futuro tenham a seu cargo organizarem esta peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima aqui na diocese de Lyon, juntando todas as Comunidades onde se venera Nossa Senhora de Fátima” acrescentou por seu lado Manuel Batista, também membro da Comissão.

Estiveram presents, respondendo ao convite feito pela Comissão organizadora, delegações com as suas bandeiras e estandartes, participando na procissão. Vieram de Montluel, Feyzin, Brignais, Neuville, Croix-Rousse e a comunidade Cabo-verdiana de Lyon.

A próxima vez que será venerada a Virgem Maria na Basílica de Fourvière, será em outubro, no domingo dia 16, com início da Eucaristia às 14h30.

Neste momento, decorre todos os sábados a recitação do terço na cripta de S. José, em frente do altar de Nossa Senhora de Fátima, tendo início às 16h00. A intenção da oração é pela paz na Ucrânia e no Mundo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]