Lyon: Primeira Oficina de cozinha tradicional portuguesa do ILCP

Procurando articular esforços para a melhoria, motivação e interesse do ensino da Língua Portuguesa, no passado sábado 7 de julho, teve início no Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP) de Lyon, a primeira “Oficina de cozinha tradicional portuguesa” que decorreu no restaurante l’Alchimiste, 2 avenue Salvador Allende, em Villeurbanne.

A “Oficine” teve como objetivos principais “a prática de conhecimentos adquiridos em língua portuguesa, o aperfeiçoamento da competência linguística, terminológica, comunicativa e cultural” dizem os responsáveis do ILCP, e foi dirigida e animada pelo professor de português, José Manuel Marques.

Os participantes nesta atividade usaram linguagem adequada aos objetivos apresentados, trabalharam de forma multidisciplinar os diversos conteúdos e prepararam uma ementa típica portuguesa: Pataniscas de Bacalhau, Bacalhau à Gomes de Sá, Francesinhas à moda do Porto, Pão de Ló de Alfeizerão e Pudim de Ovos.

“Os objetivos desta formação foram atingidos e os alunos mostraram-se bastante participativos, interessados e motivados, criando um verdadeiro momento de camaradagem e amizade entre todos” dizem os dirigentes do ILCP ao LusoJornal.

Após cinco horas na confeção dos pratos e conversação na língua portuguesa, chegou a altura de degustar o que confecionaram. “Foi um bom momento de convívio e amizade”. Na hora da partida e da despedida, o que mais se ouviu foi… “queremos repetir mais vezes”.