Maëlys de Araújo vai ser enterrada hoje em Tour du Pin

O funeral da lusodescendente Maëlys de Araújo, morta no verão passado, vai realizar-se esta tarde, e a família aceitou finalmente que a cerimónia seja pública visto a emoção que este caso gerou na opinião pública.

O misterioso desaparecimento desta criança de nove anos, durante uma festa de casamento na tarde de 27 de agosto de 2017, emocionou a França.

Preso após os acontecimentos, Nordhal Lelandais, um antigo soldado de 35 anos, confessou em fevereiro que tinha morto «involuntariamente» Maëlys.

A quase totalidade dos restos da criança foi encontrada segundo as suas indicações.

O corpo da criança foi entregue aos seus pais que decidiram enterrá-lo em Tour du Pin, no norte de Isère, uma vila de 8.000 habitantes, na qual têm laços familiares.

A cerimónia, que ocorrerá na igreja às 12h30, «será aberta ao público», até ao limite de 400 pessoas, mas «os familiares não querem que a imprensa esteja presente para garantir a serenidade da cerimónia, nem a sua presença no cemitério, para o enterro decorrer na intimidade», indicou a Prefeitura em comunicado.

De modo a permitir que o máximo de pessoas possa assistir à cerimónia, foi instalado um écran gigante no pátio.

Os pais de Maëlys, Joachim de Araújo e Jennifer Cleyet-Marrel, sublinharam o seu desejo de um momento de «recolhimento» em memória da sua filha mais nova e de um enterro reservado à família e aos mais próximos.

Para já «nada contraria a tese de Nordahl Lelandais», que afirmou ter matado involuntariamente a rapariga com um violento golpe na cara, segundo uma fonte ligada ao processo.