Maire de Bourges visita cidade alentejana de Évora

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Maire da cidade de Bourges, Yann Galut, iniciou ontem uma visita a Évora, que se prolonga durante os próximos dias, para abordar o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Évora e Liepāja (Letónia), designadas Capital Europeia da Cultura em 2027, passarão o testemunho, no ano seguinte, a České Budějovice, na República Checa, e a uma cidade francesa que ainda será selecionada.

Bourges é uma das quatro cidades francesas finalistas na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2028, a par de Clermont-Ferrand, Montpellier e Rouen.

A visita começou ontem, dia 03 de agosto, com um encontro entre o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e o seu homólogo francês.

Esta sexta-feira, o autarca de Bourges foi recebido pela Equipa de Missão Évora_27, para abordar a experiência do processo de candidatura que trouxe o título de Capital Europeia da Cultura para Évora, e o Alentejo, assim como os primeiros passos na implementação da mais emblemática iniciativa cultural da Europa. Durante a manhã de sábado, dia 05 de agosto, Yann Galut irá visitar o centro histórico de Évora, e conhecer algumas instituições culturais da cidade.

“Aprofundar a ligação de Évora, e do Alentejo, ao resto da Europa, e reforçar novas colaborações com vista a ultrapassar desafios comuns são objetivos da Capital Europeia da Cultura. Nesse sentido, estamos muito satisfeitos por poder partilhar com Bourges a experiência de Évora no processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura, à semelhança do que temos feito com outras cidades europeias” afirma Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora.

“Depois de um processo de candidatura muito competitivo e exigente, é um privilégio poder partilhar a experiência de Évora_27 com outras cidades europeias. E, simultaneamente, numa altura em que damos os primeiros passos na implementação da Capital Europeia da Cultura é muito enriquecedor perceber que já estamos a criar relação e cooperação, aproximando o Alentejo da Europa e, reciprocamente, a Europa do Alentejo. Estamos já a desenvolver a dimensão europeia do VAGAR que o dossiê de candidatura prevê” declara Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão Évora_27.

Depois de um processo de seleção para o qual concorriam 12 cidades portuguesas, Évora foi oficialmente designada Capital Europeia da Cultura em fevereiro de 2023. Évora_27 propõe o VAGAR – enquanto plena consciência de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia – como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta. Questionando a nossa posição de dominância, o VAGAR envolve coevolução, contenção, criação e construção, tempo e espaço, memória e coletivo, resiliência e tensão e é apresentado como “uma outra arte de existência”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]