LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Maria Pinto


Em 1974 tinha pouco mais de 10 anos. A notícia foi sobretudo para o meu pai e para a minha mãe, que à primeira vista não acreditaram logo. Depois conversaram muito com uns e outros à saída da missa, no mercado, dizendo: “Muitos vão poder voltar a Portugal, à sua terra, ver a família…”.

Com o tempo, o 25 de Abril foi visto à minha volta, pelas pessoas de outras nacionalidades, como um facto extraordinário, uma Revolução exemplar, a Liberdade para o povo português.

“Capitães de Abril” foi um filme que ajudou muito as gerações que não presenciaram os factos, a ter vontade de ler os livros de história para aprender mais; a falar com os pais e os avôs para saber como tudo era antes.

O movimento associativo em França continua a guardar vivo o 25 de Abril, mas é importante o ensino permanecer, em qualquer lugar do mundo onde os Portugueses tenham pousado as suas malas de cartão. Torna-se um canal indispensável para não esquecer a ligação com a nossa etnografia, a nossa língua e a nossa história.

.

Maria Pinto

Autarca em Montfermeil e Presidente da Delegação de França da Federação de Folclore Português

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.