Manuel Pinto Lopes é o novo Presidente da Associação Portuguesa de Beneficência

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

O empresário Manuel Pinto Lopes, antigo dirigente da Associação Portugal Novo de Colombes e apresentador histórico do programa de rádio “Espaço Aberto” na Rádio Alfa, é o novo Presidente da Associação Portuguesa de Beneficência, substituindo Manuel Oliveira.

Manuel Oliveira fundou esta associação há 34 anos em Le Raincy, com mais dois casais e conseguiu angariar cerca de 400 mil euros para ajuda a quem mais necessitava.

“A idade avançou sem eu dar por ela. Foi assim mesmo, eu julgava que era sempre jovem, mas enganei-me” diz com humor Manuel Oliveira ao LusoJornal, que já conta com 87 anos de idade. “Pensei então que tinha de arranjar uma nova Direção, mas eu queria alguém com competência e com honestidade porque é normal que isto tudo merece uma certa honestidade. É por essa razão que encontrei o Manuel Pinto Lopes, que considero como um amigo e que é capaz, o Chico Chico porque é também um grande amigo e o Henrique Costa que também mora aqui no Rancy e é uma pessoa com quem já convivo há muitos anos e vejo que é uma pessoa muito competente para continuar” completa Manuel Oliveira.

“Eu já participo nesta associação há bastantes anos e segui passo a passo o projeto que o senhor Oliveira, com dois outros, iniciaram há 34 anos. Quando o senhor Oliveira me falou, há cerca de 5 ou 6 anos, que gostaria de passar o testemunho a alguém, aceitei porque os pilares da Associação Portuguesa de Beneficência enquadram-se bem na minha pessoa. No fundo, trata-se de tentar melhorar o dia a dia das pessoas e, com os meus colegas, achámos que o projeto era de seguir e tinha de ir avante”.

Em conversa com o LusoJornal, Manuel Pinto Lopes destacou os 400 mil euros de apoios que foram atribuídos em 34 anos de existência da associação, “70% dos quais para Portugal, 30% aqui em França, no apoio a famílias e instituições” e destacou alguns casos, como as 4 camas articuladas oferecidas a uma instituição no Campanário, na ilha da Madeira, 5 cadeiras de rodas para essa mesma instituição, para ajudar pessoas com deficiência motora, “um dos últimos apoios foi a aquisição, em 2019, de 32 capacetes para os Bombeiros Voluntários de Pombal no valor de mais de 10 mil euros. Também houve ajudas em menores dimensões, a famílias que atravessam por vezes momentos mais difíceis e que precisam de alimentos ou de roupa ou às vezes mesmo ajuda quando acontecem problemas trágicos como o falecimento de um ser querido. A Associação Portuguesa de Beneficência analisa os pedidos e depois decide ajudar”.

Todos os fundos da associação são angariados durante um jantar de gala, como aquele que aconteceu recentemente em Montfermeil. “Tudo aquilo que nós angariamos durante os jantares é oferecido durante o ano. Chegamos ao jantar seguinte sempre com a caixa em zero” diz Manuel Pinto Lopes. “É verdade que o preço do jantar em si é um pouco elevado para uma família dita ‘normal’, porque custa 90 euros por pessoa, mas se é para fazer um jantar ela-por-ela como se diz na nossa gira, não valia a pena estar com esta mobilização”.

O novo Presidente da associação destaca também as pessoas que participam com donativos, mesmo se não podem participar no jantar “porque também eles acreditam no projeto e testemunharam eles próprios, ao longo destes anos, que realmente aquilo que é coletado, é distribuído”.

Por enquanto a associação apenas realiza um jantar por ano. O jantar deste ano, que marcou a passagem da presidência de Manuel Oliveira para Manuel Pinto Lopes, teve lugar em Montfermeil, na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Paulo Cafôfo, do Diretor Geral das Comunidades Portuguesas Luís Ferraz, do Cônsul Geral de Portugal de Portugal em Paris Carlos Oliveira e do Cônsul Geral Adjunto Filipe Ortigão, assim como do Adido Social do Consulado Miguel Costa, do Deputado Paulo Pisco e antigo Deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Carlos Gonçalves, para além dos Maires de várias cidades, entre as quais Montfermeil, que cedeu gratuitamente a utilização do ginásio, e de Raincy, a localidade onde sempre viveu Manuel Oliveira.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]