Lusa / Mário Cruz

Marcelo, Cavaco e Durão Barroso participam amanhã na homenagem a Jacques Delors em Paris


Marcelo Rebelo de Sousa vai participar esta sexta-feira, em Paris, na cerimónia fúnebre de homenagem a Jacques Delors, e estará acompanhado pelo anterior Chefe de Estado, Cavaco Silva, e pelo ex-Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, a convite do Presidente francês, Emmanuel Macron, Marcelo Rebelo de Sousa vai representar Portugal “na cerimónia fúnebre de homenagem a Jacques Delors, que foi Presidente da Comissão Europeia de 1985 a 1995, incluindo o momento da adesão de Portugal às então Comunidades Europeias”.

O Chefe de Estado português vai ser acompanhado pelo anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, “que foi primeiro-ministro durante todo o período dos mandatos de Jacques Delors à frente da Comissão Europeia” e por Durão Barroso, que à semelhança de Delors “também presidiu à Comissão Europeia durante dez anos”, ambos “igualmente convidados pelo Presidente francês”.

O antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, que morreu em 27 de dezembro aos 98 anos, vai ser homenageado amanhã, em Paris, numa cerimónia presidida pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

A cerimónia decorrerá às 11h00 no Hôtel des Invalides.