Marché des Plaisirs Gourmands à Mâcon

Realizou-se entre os dias 17 e 20 de novembro, no Parc des Expositions em Mâcon, na Saône et Loire, o 12° «Marché des Plaisirs Gourmands».

Mâcon está geminada com a cidade de Santo Tirso e o Presidente da Câmara Joaquim Couto foi convidado e esteve presente acompanhado pelo Vereador Tiago Araújo e de uma comitiva local.

Por esta ocasião, a Associação Mâcon Portugais, presidida por Belmiro Palavaz, ofereceu um «Porto de Honra» no domingo, dia 19, no local da associação, com os sócios. Foram também convidados e estiveram presentes o Maire de Mâcon, Jean Patrick Courtois, a Maire Adjointe com o pelouro da Cultura, Marie Paule Cervos, o Vice Presidente do Comité de Geminação, Daniel Lefranc e o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima.

O Cônsul Geral de Portugal, Luís Brito Câmara, que também foi convidado, não pode estar presente no convívio por razões de agenda, mas chegou mais tarde, visitou a associação e encontrou-se com os seus dirigentes e falou com os presentes.

Depois do almoço Paulo Valentim, que também estava presente, convidou a Delegação portuguesa e todos os convidados a visitar o Supermercado Nosso, de Mâcon. Durante a visita mostrou e explicou a qualidade e a origem dos produtos que tem à venda e como são selecionados. Joaquim Couto estava muito satisfeto pela forma como decorreu a visita, apresentou o Concelho de Santo Tirso, explicou o desenvolvimento económico do concelho e disse que muitas empresas estão a instalar-se no território.

A vinda a França do Presidente tinha também como objetivo de dinamizar a geminação e as trocas com o Munícipio deMâcon e acrescentou que estão geminados com três cidades francesas.

O Cônsul encontrou-se com o autarca português e pode trocar informações. O Diplomata disponibilizou-se para dar apoio a estas iniciativas de intercâmbio económico e cultural, «que são muito importantes para Portugal».

Daqui, o Cônsul Geral de Portugal seguiu acompanhado do Conselheiro das Comunidades, do Presidente da Associação Portuguesa e de Paulo Valentim, visitar a Feira e o stand Winehouse Portugal que veio de Santo Tirso. Foram recebidos por Marta Moreira e Miguel José que ficaram muito satisfeitos com a visita da comitiva. Disseram ao LusoJornal que estavam a ser muito apoiados pela Associação local e estão muito contentes pela forma como está a correr o negócio. O Cônsul Geral disse que o Posto consular de Lyon «está cá para lhes dar apoio se o necessitarem».