Maria Beatriz Rocha Trindade recebeu a Medalha Grand Vermeil da Mairie de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A socióloga Maria Beatriz Rocha Trindade recebeu esta sexta-feira, nos salões da Mairie de Paris, a Medalha Grand Vermeil atribuída por Anne Hidalgo e a Medalha de Honra do Comité Aristides de Sousa Mendes. O evento foi organizado por um “Coletivo dos amigos de Maria Beatriz Rocha Trindade”, constituído por Manuel Dias do Coletivo Aristides de Sousa Mendes, Marie-Hélène Euvrard da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF), Ilda Nunes da associação Memória Viva, Emmanuelle Afonso do Observatório dos Lusodescendentes, Carlos Pereira do LusoJornal e Hermano Sanches Ruivo da Mairie de Paris.

Na ausência da Maire de Paris, as honras da casa foram feitas por Arnaud Ngatcha, Maire-Adjoint de Anne Hidalgo com o pelouro da Europa, das Relações internacionais e da Francofonia. Numa longa intervenção, destacou o percurso de Maria Beatriz Rocha Trindade e entregou-lhe a condecoração mais alta da capital francesa.

Maria Beatriz Rocha Trindade, entra na curta lista de Portugueses que já receberam esta distinção, como Manoel de Oliveira, Mísia, Mário Soares, Carlos do Carmo e Manuel Cargaleiro. Entre as outras personalidades que receberam Medalha Grand Vermeil de Paris estão Joséphine Baker, Brigitte Bardot, Jean-Paul Belmondo, Gérald Bloncourt, Charlie Chaplin, Dalida, Johnny Hallyday, Rafael Nadal, mas também Lula da Silva e Ronaldinho.

Maria Beatriz Rocha Trindade veio para Paris para acompanhar o marido, que obteve uma bolsa de estudos para um doutoramento em física do plasma. Na sua intervenção, sem discurso escrito, mas “falando com o coração”, a homenageada explicou que encontrou uma comunidade de Portugueses da aldeia de Queiriga, no concelho de Vila Nova de Paiva, que estava instalada no departamento 91, depois da I Guerra Mundial. O interesse por esta Comunidade fez com que fizesse um doutoramento em sociologia na Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Paris – Université René Descartes – Paris V (Sorbonne).

Manuel Dias lembrou que a homenageada introduziu em Portugal o ensino da sociologia das migrações, fundou o primeiro Master em Relações Internacionais e é autora de uma vasta bibliografia sobre questões relacionadas com o fenómeno migratório.

Durante a cerimónia, foi lida uma mensagem do antigo Embaixador de Portugal em França, Francisco Seixas da Costa, e foi difundida uma mensagem vídeo da antiga Deputada e antiga Secretária de Estado da Emigração Maria Manuela Aguiar – com quem Maria Beatriz Rocha Trindade trabalhou há 40 anos.

Arnaud Ngatcha deu a palavra a Hermano Sanches Ruivo, Conselheiro de Paris, e falou também a Deputada Nathalie de Oliveira e o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, em representação do Embaixador José Augusto Duarte.

Na sala estavam muitos amigos de Maria Beatriz Rocha Trindade como por exemplo o Deputado Paulo Pisco, o antigo Deputado Carlos Gonçalves, o livreiro João Heitor, Isabelle Bloncourt, a viúva de Gérald Bloncourt, Luc Gruson, o antigo Diretor do Museu da História da Imigração, a socióloga Fernanda Silva, a historiadora Cristina Clímaco, o psicólogo Manuel Tavares, o escritor Manuel do Nascimento, Abílio Laceiras, Valdemar Francisco, Vasco Martins… entre várias outras personalidades.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]