LusoJornal | Jorge Campos

Marie Chapalain foi a convidada do almoço mensal do Portugal Business Club de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

 

Na sexta-feira passada, dia 12 de fevereiro, o Portugal Business Club de Lyon reuniu os seus aderentes para mais um almoço mensal, no barco “Peniche Bellona”, atracado no cais da Confluence, na capital do Rhône.

No decorrer deste almoço, Marie Chapalain foi convidada a fazer uma intervenção sobre: “Como ajudar uma empresa a procurar e se abrir ao mercado internacional?”.

Marie Chapalain tem várias ocupações no seu percurso profissional: foi professora de português e de espanhol, tradutora, é administradora e recentemente Embaixadora da Câmara de comércio e indústria luso-francesa (CCILF) na região Auvergne-Rhône-Alpes. É especialista do mercado internacional e trabalhou em várias partes do mundo, desde o sul da Europa à África e ao Médio Oriente, passando pelos DOM-TOM.

Os participantes no almoço ouviram as suas explicações, partilharam a sua experiência nas diferentes áreas que percorreu e concordaram em dizer que foram “muito instrutivas”.

Maria Chapalain Branco nasceu em Portugal, na região de Leiria, filha de pais portugueses, que viveram a “epopeia” da imigração nos anos 70. Veio para França em 1974 ao encontro do pai, acompanhando a mãe até à região de Lyon.

Casada, mãe de dois filhos e reside em Lyon, disse ao LusoJornal que “gostei muito de participar neste almoço onde conheci várias pessoas e espero participar, no futuro, noutros encontros destes, cheios de partilha e de informação”.

“Passámos por grandes dificuldades no decorrer destes dois anos de pandemia, o que nos afastou um pouco destes encontros mensais, mas esperamos que brevemente tudo se normalize e que já para o dia 6 de março próximo, sejamos ainda mais numerosos” anunciou Filipe Carvalho, o atual Presidente do Portugal Business Club de Lyon. Durante o próximo almoço vão ter lugar as eleições do PBC, de onde sairá uma nova Direção para os próximos dois anos. “Tudo está agendado para que seja aqui, no Bellona”.

Neste encontro esteve também presente o Presidente do Portugal Business Club de la Loire, de Saint Etienne, Jean-Louis Buchon, que também anunciou as próximas atividades da associação e convidou todos os presentes para o almoço previsto para o fim do mês de fevereiro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]