Medalha do município da Batalha entregue a Elsa da Fonseca Godfrin

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Durante este verão, a Câmara municipal da Batalha entregou a Medalha da Cultura e Mérito Desportivo, com o Grau de Prata, à dirigente associativa Elsa da Fonseca Godfrin, Presidente da Association France-Portugal de Oloron Sainte Marie, no sul da França.

Elsa da Fonseca é natural de Vila Nova de Paiva e emigrou para França em 1961. Em 1987 fundou, com o marido francês, Christian Godfrin, a Association France-Portugal em Oloron Sainte Marie (64), para “promover e divulgar a cultura portuguesa”.

Agraciada com a Comenda da Ordem de Mérito, com o grau de Comendadora, Elsa da Fonseca Godfrin tem promovido espetáculos de música tradicional, festivais de folclore, conferências, ciclos de cinema, almoços típicos, semanas culturais e exposições e estas foram algumas das razões para que o Executivo municipal tenha decidido, na sua reunião de 5 de junho, esta condecoração, confirmada pela Assembleia municipal de 16 de junho.

O assunto foi guardado em surpresa sem que a homenageada soubesse o que a esperava no dia 14 de agosto.

O Município recordou ainda que em 2007, para comemorar os 20 anos da associação, foi inaugurada a Rotunda de Portugal em Oloron Sainte Marie, a sul de Pau. Em 2008, a associação foi reconhecida como a Melhor associação portuguesa da Europa, numa gala realizada em Portugal e transmitida pela RTP. De destacar ainda que Elsa Godfrin foi Dirigente nacional da Coordenação das coletividades portuguesas de França (CCPF).

Mas a principal razão da homenagem é o facto do casal Elsa e Christian Godfrin residirem também na Batalha, onde são considerados Embaixadores do município e da cultura portuguesa em geral.

Esta Medalha do município da Batalha junta-se à Médaille de l’Assemblée Nationale que lhe foi entregue pelo antigo Deputado Jean Lassalle. “Mas esta medalha entregue na Batalha emocionou-me muito, até porque foi entregue quando eu fazia comemorava as minhas 75 primaveras e os meus 56 anos de casamento” disse a homenageada ao LusoJornal.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]