FDIP

Méribel: Esquiadores portugueses ficam-se pela primeira manga no slalom gigante do Mundial

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

Os dois esquiadores portugueses que competiram ontem nos Mundiais de esqui alpino, que decorrem em França, tiveram prestações modestas, com Manuel Ramos a não terminar a qualificação e Ariana Ribeiro a falhar a segunda manga.

Nuns campeonatos que decorrem em Méribel e em Courchevel, o atleta covilhanense, que falhou uma das referências a meio do traçado, não conseguiu acabar a prova, ganha pelo israelita Benjamin Szollos, com um tempo de 2.21,3 minutos, mas, devido à vaga portuguesa, disputa a final da disciplina na sexta-feira.

“Foi um acumular de alguns erros ao longo da descida que provocaram o abandono. Ainda assim, os primeiros dois parciais mostraram estar a um bom ritmo e com um tempo relativamente perto dos primeiros classificados. Amanhã (sexta-feira) terei uma nova oportunidade na final do slalom gigante”, disse, após a prova, Manuel Ramos, em declarações à Lusa.

Ariana Ribeiro, de 17 anos, também estreante no Campeonato do Mundo em absolutos, foi 69ª na primeira manga, com uma descida feita em 1.20,46 minutos, mais 17,92 segundos do que a 13 vezes medalhada em mundiais, a norte-americana Mikaela Shiffrin.

Embora tenha conseguido o 69º melhor posto entre as 114 atletas à partida, a esquiadora portuguesa não obteve a qualificação para a segunda manga, reservada às 60 mais rápidas a cortarem a meta.

O presidente da Federação de Desportos de Inverno, Pedro Flávio, destacou a “boa prestação” dos dois atletas, tendo em conta “o nível muito elevado” e estarem a medir forças com os atletas da Taça do Mundo.

O responsável federativo acrescentou que Manuel Ramos, com a presença na final de hoje assegurada, “arriscou durante a prova”.

Ariana Ribeiro volta à pista no sábado, para a competição de slalom, e os três esquiadores masculinos, Ricardo Brancal, Manuel Ramos e o franco-português Baptiste Araújo, disputam no mesmo dia a qualificação no slalom para a final de dia 19, na qual só um poderá estar presente.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]