LusoJornal | Mário Cantarinha (Arquivo)

Misericórdia de Paris organiza XI Jornadas Sociais e Jantar de solidariedade



A Santa Casa da Misericórdia de Paris organiza este fim de semana dois eventos importantes: esta sexta-feira, 17 de novembro, no Consulado Geral de Portugal em Paris, organiza as XI Jornadas Sociais, um momento de reflexão sobre a situação social da Comunidade portuguesa de França e sobre a ação da Misericórdia, e no sábado à noite, o já habitual Jantar de solidariedade, na sala Vasco da Gama, no rés-do-chão dos estúdios da Rádio Alfa, em Valenton.

As XI Jornadas Sociais começam esta tarde, às 14h00, com as intervenções do Cônsul-Geral de Portugal em Paris Carlos Oliveira, do Secretário de Estado da Segurança Social Gabriel Matos, da Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social Catarina Marcelino, do Deputado Paulo Pisco e de Ilda Nunes, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Paris.

Numa mesa-redonda sobre “Direito humano à alimentação e habitação adequadas” vai ser evocada a experiência da Croix-Rouge Française sobre a situação alimentar e nutricional em França, por Charlotte Guiffard, Responsável do “Département pilotant l’Aide Alimentaire et Vestimentaire de la Croix-Rouge Française”; e António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto vai tecer reflexões sobre a problemática da alimentação e da habitação em Portugal.

Marie-Heléne Le Nédic, Presidente da Fondation Abbé Pierre e Diretora Adjunta responsável das Ações Sociais na Emmaüs alternatives, vai partilhar a experiência de uma Fundação Solidária na luta contra o alojamento inadequado e a Deputada Nathalie de Oliveira vai tecer reflexões sobre a problemática da habitação na Comunidade portuguesa em França.

A moderação está a cargo de Natália Páris Fernandes e José Barros, representantes da Santa Casa da Misericórdia de Paris.

Para terminar as Jornadas Sociais, cabe à Provedora Ilda Nunes fazer uma intervenção de encerramento, com as principais conclusões do evento.

Quanto ao Jantar de Gala Solidário de sábado à noite, trata-se de um evento de recolha de fundos para a Santa Casa da Misericórdia de Paris, realizado todos os anos na Sala Vasco da Gama, cedida pela família Lopes e com a participação de várias personalidades.

Durante o jantar vai haver a participação de uma artista de música clássica, a cantora Vanessa Martins e o Dj Paulo. Vai ser também sorteado uma obra da artista plástica Cátia Esteves. A organização confirma que no jantar estarão presentes o ex-futebolista Rui Barros e a ex-maratonista Rosa Mota.