Moda: Tiago Bessa finalista do Festival Internacional de Hyères

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

O jovem designer português Tiago Bessa, está entre o restrito lote de dez nomeados na categoria Moda daquele que é considerado um dos mais importantes eventos de moda do mundo – o Festival Internacional de Hyères, uma cidade a 16 km de Toulon, no sul da França.

O criador apresentou-se a concurso com a coleção “Hermaphrodite”, uma reflexão sobre o termo hermafrodita e a cirurgia não consentida de pessoas intersexo, com a qual venceu o Concurso Europeu de Jovens Designers do CENIT, em 2021, e que foi desenvolvido como projeto de final de curso no Modatex, onde se formou.

Dirigido por Jean-Pierre Blanc, o Festival de Hyères visa apoiar e promover o trabalho de jovens criadores em moda, fotografia e acessórios de moda. Entre 300 criadores a concurso, são selecionados 10 finalistas em cada categoria que são convidados a apresentar a sua coleção numa série de desfiles de moda.

Os vencedores da 38ª edição do certame serão conhecidos no próximo mês de outubro.

O júri do renomeado concurso é presidido pelo Diretor artístico da marca Rochas, Charles de Vilmorin, e por nomes como Antoine Gagey, Diretor-geral da casa de moda Jean-Paul Gaultier.

O prémio principal atribui uma bolsa de criação no valor 20 mil euros e garante a presença no salão “Première Vision” em fevereiro de 2024. O reconhecimento dá ainda acesso o um projeto de colaboração com a “Métiers d’Art”, para além do desenvolvimento de coleções-cápsula e parcerias com diversas entidades francesas da área da moda. Já o galardão “19M Chanel”, criado com o apoio da Chanel e em parceria com o “Atelier des Matières”, uma iniciativa de responsabilidade social e ambiental que trabalha para dar uma nova vida a materiais não usados e produtos acabados não vendidos, atribui uma seleção de tecidos e peles no valor de 10 mil euros ao designer que impressione o júri com a utilização de materiais “upcycled”.

A deliberação do júri será tomada com base “na criatividade, na originalidade e na forma como se podem posicionar no mundo real, numa indústria real”, explicou Charles de Vilmorin no anúncio dos nomeados.

Natural de Guimarães, Tiago Bessa formou-se no Modatex e venceu, em 2021, o Concurso Europeu de Jovens Designers do CENIT, onde foi duplamente premiado, com o Grande Prémio Internacional (2.500 euros) e o Prémio Nacional (1.000 euros), naquela que foi a primeira vez que o prémio internacional foi atribuído a um português. Desde então estagiou durante três meses com Lidija Kolovrat e seis meses no atelier da Viktor & Rolf, em Amesterdão.

O Festival de Hyères, que contempla, além da moda, um concurso para acessórios e outro para fotografia, já consagrou, em 2002, o designer português Felipe Oliveira Baptista.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]