LusoJornal | António Borga

Mónica Lisboa cessa funções como Cônsul-Geral de Portugal em Paris e segue para Bruxelas

A Ministra plenipotenciária de 1ª classe Mónica Pereira de Sales Lisboa dos Santos Ferro vai cessar funções como Cônsul-Geral de Portugal em Paris no próximo dia 15 de maio e foi nomeada para o cargo de Representante Permanente Adjunta na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas. A decisão consta de um Despacho publicado ontem no Diário da República, e foi assinado pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

A diplomata, que assumiu a chefia do Consulado-Geral em Paris em julho de 2024, torna-se assim a mais recente figura da rede consular portuguesa a transitar para funções de elevada responsabilidade no quadro da política europeia, tal como já tinha sido o caso de Pedro Lourtie, também ele Cônsul-Geral de Portugal em Paris e também ele tendo transitado para número 2 da Reper.

Para já, não foi ainda designado o nome do próximo Cônsul-Geral de Portugal em Paris.

Mónica Lisboa chegou a Paris sublinhando o simbolismo de ser a primeira mulher diplomata portuguesa a dirigir o “maior Consulado de Portugal no mundo” e um dos mais antigos postos consulares do país, com raízes que remontam a 1760. Na mensagem enviada então à Comunidade portuguesa, destacou o “forte sentido de responsabilidade” com que assumia o cargo e a vontade de desenvolver “uma relação cada vez mais presente e mais próxima” com os portugueses e lusodescendentes da vasta área consular da capital francesa.

Ao longo do seu mandato, contou com uma equipa que descreveu como “empenhada e experiente”, e procurou dar continuidade ao trabalho dos seus antecessores, valorizando a presença portuguesa em França e reforçando a articulação com a Comunidade, as instituições locais e as autoridades francesas.

Reunido na semana passada, o Conselho consultivo da área consular fez um balanço “muito positivo” da passagem de Mónica Lisboa pelo Consulado de Paris e os comentários foram unânimes a reconhecer a implicação e o “humanismo” com que desempenhou a sua missão.

Nascida em Lisboa há 55 anos, Mónica Lisboa estudou no Liceu Francês Charles Lepierre e formou-se em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, tendo posteriormente concluído uma pós-graduação em Estudos Europeus na Faculdade de Direito da mesma universidade. Entrou na carreira diplomática em 1995 e desempenhou funções em várias missões no estrangeiro, incluindo Índia, Indonésia, Alemanha, Suíça e na própria REPER, onde agora regressa como número dois da representação portuguesa.

Antes de chegar a Paris, foi durante três anos consultora diplomática do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e exerceu também as funções de Diretora do Cerimonial e Protocolo e responsável pelas relações bilaterais com países africanos de língua portuguesa.

A partir de 15 de maio, a chefia do posto vai ficar, interinamente, nas mãos da Cônsul-Geral Adjunta Mafalda Paiva de Oliveira, até ser nomeado novo Cônsul Geral para a capital francesa.

Com a sua ida para Bruxelas, Mónica Lisboa regressa ao centro da diplomacia europeia, num cargo estratégico para o acompanhamento das negociações e políticas da União Europeia, num período marcado por desafios institucionais, económicos e geopolíticos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca