LusoJornal | António Borga

Nanterre: Feira de produtos portugueses promete acolher milhares no próximo fim de semana


Nos próximos dias 22, 23 e 24 de março vai ter lugar mais uma edição da Festa, Feira e Romaria de Nanterre, no Espace Chevreul, naquela cidade do 92, na presença de 19 municípios portugueses. O evento é organizado, como todos os anos, pela Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal (ARCOP), presidida por Manuel Brito.

A abertura oficial está marcada para as 18h00 da próxima sexta-feira, presidida pelo Maire de Nanterre e pelo Cônsul-Geral de Portugal em Paris. A sessão de encerramento está prevista para as 18h00 de domingo, na presença de todos os autarcas portugueses que se deslocam a França para este evento.

A organização anuncia a presença dos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde, Vila Flor, Paredes de Coura, Monção, Pombal, Montalegre, Melgaço, Tarouca, Amarante, Macedo de Cavaleiros, Seia, Valença, Ponte de Lima e Mirandela. Também participa a União de freguesias de Nossa Senhora da Vila, Silveiras e Nossa Senhora do Bispo. Pela primeira vez participam também os municípios de Fafe e de Mogadouro.

Durante os três dias, cada um dos municípios desloca-se a Nanterre com empresários e comerciantes do concelho, propondo produtos endógenos para o dito mercado da saudade, e não só, já que cada vez mais o público deste salão, se alarga à sociedade francesa. Não faltarão chouriços, salpicões e presuntos, mel, azeite e vinhos, mas também doçaria e artesanato.

O momento forte da sexta-feira é a Noite de Fado com os fadistas Tereza Carvalho, Dina Coelho e Jorge Nande, acompanhados por Manuel Miranda à guitarra portuguesa e Adriano Dias e Tony Correia à viola. A apresentação estará a cargo de Odete Fernandes e o serão vai ser transmitido em direto pela Rádio Alfa.

No sábado à noite cerca de 3.000 pessoas são esperadas para o concerto-baile do grupo Roconorte que desde o primeiro ano é o convidado da ARCOP.

Durante o fim de semana estão programadas as participações da Banda Filarmónica de Paris, do grupo de bombos “Os Amigos do Coração” de Lésigny, dos grupos de folclore Casa de Santa Marta de Portuzelo e da ARCOP de Nanterre, as Rusgas dos grupos Flor do Lima de Villiers-le-Bel, Rusga Courense, Casa dos Arcos de Paris, ARCOP de Nanterre e Amigos Unidos de Bois d’Arcy. Também estão programados os Cantadores ao desafio Celorico, Pedro Ribeiro, Tubarão, Nelson de Boticas, Cazelas e Sandrina Gonçalves e o grupo de música tradicional Cordas Soltas. A ARCOP anuncia também a presença da equipa feminina do Jogo do Pau de Fafe.

.

Festa, Feira e Romaria de Nanterre

Dias 22, 23 e 24 de março

Espace Chevreul

97-109 avenue de la Liberté

Nanterre (92)