Nathalie de Oliveira é convidada do BE na primeira ‘rentrée’ de Mariana Mortágua como líder

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

A Deputada socialista eleita pelo círculo eleitoral da Europa Nathalie Oliveira vai participar num painel sobre a situação política em França, durante o “Fórum Socialismo”, a rentrée do Bloco de Esquerda (BE) que decorre em setembro em Viseu e que é a primeira de Mariana Mortágua como líder do partido.

Em declarações à Lusa, o dirigente do BE Adriano Campos sublinhou o “momento particular e importante para o Bloco depois da sua convenção”, referindo que tem havido um aumento de novos inscritos no partido desde a reunião magna de maio que elegeu Mariana Mortágua como Coordenadora.

Este Fórum Socialismo será assim a primeira rentrée política de Mariana Mortágua à frente dos destinos do partido, sendo o seu discurso na sessão de encerramento, previsto para a tarde de dia 10, um dos momentos que geram maior expectativa.

No evento vão participar também os antecessores de Mariana Mortágua na liderança do BE, Catarina Martins num painel sobre “SNS: nunca foram as PPP” e Francisco Louçã a falar sobre “Seis imagens que levam da utopia à distopia”.

Adriano Campos assinalou que este é o momento para o partido ter as “discussões necessárias para o início do ano político”, com foco em termas que “estão no programa e que são muito importantes na ação do Bloco”.

Esperando “uma grande participação este ano no Fórum Socialismo”, uma iniciativa do partido que tem “ultrapassado os 400 participantes” nas edições anteriores, o dirigente do BE destacou a opção política de o realizar em Viseu, ou seja, no interior. “Teremos debates que dizem muito às pessoas que habitam no interior, nomeadamente as questões das alterações climáticas e também a organização dos serviços públicos e, portanto, temos expectativas de ter essa participação bastante alargada”, disse.

O BE mantém a tradição de convidar pessoas de fora das hostes bloquistas, destacando-se Ana Miranda, eurodeputada do Bloco Nacionalista Galego, Walter Baier, Presidente do Partido da Esquerda Europeia, mas também o humorista Diogo Faro e a Deputada Nathalie Oliveira.

Os fundadores do partido Luís Fazenda e Fernando Rosas também marcarão presença, como é habitual, para falar sobre “os perigos da guerra e os caminhos para a paz” e “neoliberalismo, a história de um mal”, respetivamente.

“Como parar a tempestade perfeita na habitação?”, “Precários 5 estrelas: como resistir ao capitalismo de plataforma?”, “Regionalizar é levar o país a sério”, “Euribor e a distribuição de rendimento” ou “Como combater a violência machista” são alguns dos exemplos de outros painéis aos quais os participantes poderão assistir.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]