Nathalie de Oliveira e Secção PS de Metz apoiam criação de uma Federação socialista na Europa

A antiga Deputada e Secretária-Coordenadora da Secção do PS português em Metz, Nathalie de Oliveira, confirmou ao LusoJornal que apoia a iniciativa que vai ter lugar em Bruxelas, no próximo dia 24 de maio, para a criação de uma Federação da Europa do Partido Socialista.

Trata-se de uma iniciativa do antigo Presidente do Conselho Regional da Europa do Conselho das Comunidades Portuguesas e militante socialista Pedro Rupio, que conta com o apoio de Nathalie de Oliveira da Secção de Metz.

“A conferência tem como objetivo formalizar a proposta de criação de uma Federação do PS na Europa, através da aprovação do Regulamento Interno, da eleição de uma Comissão Instaladora e da apresentação do Manifesto fundador. Será um espaço de escuta ativa, debate democrático e compromisso político” dizem os organizadores.

Tanto Nathalie Oliveira como a Secção de Metz do PS português apoiam esta iniciativa. “Sempre defendemos a criação de uma Federação do PS nos Círculos do estrangeiro” assume a Secretária-Coordenadora da Secção, que garante ter 90 militantes da Secção a apoiar a criação da Federação “e mais alguns que ainda vão confirmar esta vontade” disse ao LusoJornal.

“Aqui na Europa, mais do que nunca precisamos de nos organizar. Os Estatutos preveem a existência de uma Federação. Vamos a isso!” diz Nathalie de Oliveira. “Estou nesta aventura desde o início sob iniciativa do Pedro Rupio cuja determinação saúdo e felicito. O futuro pertence a quem o prepara, ou seja, não é desde o Rato, pois está nas mãos de quem milita sem desesperar de nada” diz Nathalie de Oliveira.

“É uma iniciativa histórica e que não pode passar ao lado da responsabilidade política de quem a tem” diz a antiga Deputada do PS que desta vez não foi indicada para candidata. “Federados e organizados, a nossa dignidade, vontade e capacidade em representar e defender as ideias certas em nome dos Portugueses do Círculos da Europa encontrarão maior respeito em Lisboa. Se não acontecer, o PS, como demais partidos, estão condenados a morrer”.

Trata-se, para Nathalie de Oliveira de ter “mais consideração nem que seja estatutária e meios logísticos para melhor militar para quem precisa de nós: os nossos concidadãos. A política é cuidar da vida, melhorar as condições desta para quem não teve a sorte de nascer ‘bem’, no sentido da emancipação individual e coletiva. Isso exige uma organização sólida e perene partidária e com ligação, proximidade com a sociedade inteira. Há quem ainda quer que permanecermos amadores. Porém já temos provas dadas de grande empenho e qualidade política para animar uma Federação. O próximo Congresso tem de cumprir com a nossa vontade!”

O evento vai durar todo o dia 24 de maio, das 09h30 às 17h00, na Foundation for European Progressive Studies, em Bruxelles.