LusoJornal | Jorge Campos

Noite de fado na associação de Brignais

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No passado sábado, dia 22 de abril, a Associação franco-portuguesa de Brignais (69), organizou uma Noite de Fado na sede da coletividade, onde subiram ao palco duas fadistas da Comunidade portuguesa de Lyon, Luzinha e Cristina Neiva.

Maria da Luz, mais conhecida por Luzinha, apresentou-se em palco com o seu variado repertório de fado, interpretando vários clássicos e também abordou o fado-canção, tradicional e popular. Cristina Neiva também percorreu o seu repertório com fados clássicos e alguns temas da sua própria autoria.

“Gostei muito de ter sido convidada para este serão, a estar aqui frente a este público, cantando o Fado que é a minha paixão. Agradeço a associação por esta oportunidade e estou pronta a aceitar novos convites para partilhar com o público a alegria que nos traz o Fado” disse Cristina Neiva ao LusoJornal.

Do mesmo modo, também se exprimiu Luzinha no decorrer deste serão de Fado muito apreciado pelo público presente, visto o rigoroso silêncio e a quantidade de aplausos a cada interpretação das fadistas.

O serão também deu a oportunidade a Zé Praia, cantor e compositor presente na sala, para interpretar um clássico do fado de Coimbra… “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”.

“Gostei muito de ouvir estas fadistas que nos deram a oportunidade de apreciarmos o nosso Fado. Estiveram muito bem. Agradeço muito, foi muito bom” disse Maria de Lurdes, que assistiu ao serão.

“Estamos bem contentes com este evento. Já há muitos meses que tínhamos isto planeado e visto o sucesso e o bom ambiente, certamente que no futuro organizaremos novos serões de Fado e talvez de música ligeira portuguesa” confirmou o Tesoureiro Ferreira. “O ambiente foi muito bom”.

O público pôde jantar no local, onde foi servido um Rancho à moda da região do Porto”.

As próximas atividades desta associação, agendadas até ao fim do mês de julho, são uma festa religiosa e profana em honra de Nossa Senhora de Fátima no dia 28 de abril, com missa e procissão a partir das 10h30 e pela tarde, um encontro recreativo com baile nos locais da antiga piscina de Brignais. No dia 28 de maio a associação participa no Fórum das associações da autarquia de Brignais, organizado pela Mairie, onde apresenta uma exposição de promoção de Portugal, cedida pelo Consulado Geral de Portugal em Lyon. No dia 2 de julho, a associação organiza o Dia dos sócios, onde prevê um grande encontro com “petiscos e boas bebidas”, animado pelo cantor popular Zé Praia, que finalizará o programa de atividades antes de férias grandes.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]