O Tour de France viveu-se, pela segunda vez, em Viana do Castelo

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

Viana do Castelo voltou a ser palco, no fim de semana passado, do “L’Étape Portugal by Tour de France”, que já vai na 2ª edição e é o único evento em Portugal com a chancela do “Tour de France”. Mais de 1.000 participantes promoveram o Alto Minho numa corrida que proporciona aos ciclistas amadores viverem o espírito do maior evento de ciclismo do Mundo!

Depois de em 2022 terem estado 12 países representados, nesta 2ª edição do “L’Étape Portugal by Tour de France” estiveram presentes ciclistas de 27 países, de países tão longínquos como Austrália, Argentina, África do Sul, Brasil, EUA, entre outros.

Os 3 percursos principais, “L’Étape 50”, “L’Étape 100” e “L’Étape 140km”, permitiram que todos, desde os menos aos mais experientes, pudessem desfrutar do ambiente do Tour de France.

Entre os participantes estava Delmino Pereira e Sandro Araújo, Presidente e Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo respetivamente, mas também nomes como Marco Chagas, vencedor de várias Voltas a Portugal, o vienense César Fonte, vencedor da camisola de montanha da última edição da Volta a Portugal, Vítor Gamito, também ele vencedor da “Portuguesa”, entre outros.

No sábado, dia 30, a “Family Ride”, um passeio de 7km ao longo das principais ruas da cidade, permitiu que todos, desde os mais pequenos aos mais graúdos, pudessem em família sentir a emoção do maior evento de ciclismo do Mundo.

No domingo, dia 1 de outubro, a Grande Partida foi de Viana do Castelo, mas o percurso visitou mais 3 concelhos do Alto Minho: Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, destacando-se a “vista brutal” da Serra d’Arga, onde o pelotão enfrentou o segmento cronometrado de subida e que permitiu a atribuição da Camisola da Montanha, a famosa camisola às bolinhas do Tour de France!

A camisola verde foi atribuída aos mais rápidos no segmento de Sprint e os mais jovens vestiram a Camisola Branca da Juventude.

A L’Étape Series existe em 25 países e fruto do Programa Reward, todos os participantes no L’Étape Portugal terão acesso privilegiado à inscrição na prova principal, a L’Étape do Tour 2024, em França, que permite aos mais de 16.000 participantes de todo o Mundo competir no mesmo percurso de uma das etapas rainha da edição desse ano do Tour de France.

Destacamos ainda que, os 3 primeiros da distância L’Étape 100 e L’Étape 140 qualificaram-se para o L’Etape Championship, recebendo a inscrição para o L’Etape do Tour 2024, o que lhes permitirá competir com todos os vencedores dos vários países L’Étape.

A ASO, entidade que organiza o Tour de France e a L’Étape Series esteve representada no evento por Antoine Quiers.

A 3ª edição do L’Étape Portugal tem data marcada para 29 setembro do próximo ano. Viana do Castelo pretende uma vez mais ser o palco de uma prova de sucesso.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]