Ordem Nacional do Mérito francesa para o Diretor da Executivo da ANA, Thierry Ligonnière


No passado dia 27 de fevereiro, Hélène Farnaud-Defromont, Embaixadora de França em Portugal, entregou as insígnias de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito a Thierry Ligonnière, Director Executivo da ANA, Director Delegado para Portugal e para o Brasil da VINCI Airports.

Para além destas funções, Thierry Ligonnière é também Conselheiro do comércio externo de França desde a sua chegada a Portugal em 2014 e é mesmo Presidente do Comité Portugal dos Conselheiros do Comércio Externo de França desde 2022.

Thierry Ligonnière começou a trabalhar na VINCI em 2006, passando por diferentes funções, desde Diretor de projetos na VINCI Concessions, passando depois para a VINCI Airports enquanto Diretor Geral des aéroports de Clermont-Ferrand Auvergne (2009-2010), Quimper Bretagne (2009-2013), Presidente dos Aeroportos de Rennes e Dinard Bretagne (2010-2013).

Quando, em janeiro de 2014, a VINCI comprou a empresa concessionária dos aeroportos de Portugal (ANA), Thierry Ligonnière foi nomeado Diretor de Operações, membro do Conselho executico da ANA-Aeroportos de Portugal, antes de passar a ocupar as funções de Diretor geral d’ANA-Aeroportos de Portugal.

Com uma grande experiência internacional, sobretudo virada para os países da América Latina, a VINCI nomeou Thierry Ligonnière para as funções de Diretor delegado da VINCI Airports para Portugal e para o Brasil.

Engenheiro de formação, diplomado da École spéciale des travaux publics du bâtiment et de l’industrie (ESTP), e depois do Institut d’administration des entreprises (IAE), Thierry Ligonnière sempre evoluiu no setor aeroportuário.