Originários de Ferreira de Aves em festa em Valenton

No passado dia 26 de maio, a sala Vasco de Gama abriu de novo as suas portas, desta vez para acolher a festa anual da Associação dos Originários de Ferreira de Aves (AOFA).

Situada no concelho de Satão, distrito de Viseu, Ferreira de Aves é uma freguesia muito marcada pela emigração ao longo das últimas décadas, com especial incidência nas de 60 e 70, tendo sido a região de Paris um dos principais destinos concentrando um número significativo de Ferreira de avenses.

Daí ter surgido a ideia de criar uma associação que reúne anualmente mais de três centenas de convivas, incluindo alguns vindos de Portugal, entre os quais o Presidente da Câmara de Satão Paulo Santos, o Vice-Presidente Alexandre Vaz, o Presidente da Junta de Freguesia e Presidente honorário da AOFA, José Luís Vaz e o Padre da Paróquia, Nuno Amador, que mais uma vez esteve presente e celebrou missa pelas 18h00.

Seguiu-se o jantar, a atuação da artista “Nikita” e do grupo “Zaatam”, vindo também do concelho de Satão.

Intervieram os autarcas e dirigentes locais, e a festa seguiu com o baile, mais uma vez animado pelo conjunto “Omega”, igualmente originário da freguesia em festa.

O Presidente Amândio Martins disse que este foi o 9º ano consecutivo que se realizou a festa, de novo na sala Vasco da Gama, tratando-se de uma organização que envolve mais de 20 elementos, todos voluntários.

Adiantou também que esta festa se justifica porque a Comunidade está muito dispersa na região, e há necessidade de estarem juntos em mais ocasiões, para além da festa anual em agosto, ajudando a manter vivas tradições e costumes.