“Os Camponeses Minhotos” organizaram o Congresso da Federação Nacional de Folclore de França

O Congresso anual da Federação Nacional de Folclore de França teve lugar em Clermont-Ferrand, de 1 a 4 de novembro, e reuniu mais de 30 grupos folclóricos franceses e dois portugueses, nomeadamente “Os Camponeses Minhotos” de Clermont-Ferrand e “Rosita” de Chervieu Chavagneux.

O Congresso foi organizado pelo Presidente da Associação Portuguesa “Os Camponeses Minhotos”, João Veloso, e pela sua equipa, e reuniu mais de 500 participantes, em coordenação com a Mairie de Clermont-Ferrand.

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara marcou presença no dia 3 de novembro, durante a cerimónia de entrega de medalhas que teve lugar no Salão Nobre do Hôtel de Ville, seguido de um jantar solene e espetáculo de dança na sede da associação portuguesa “Os Camponeses Minhotos”, que entrou pela noite dentro.

Luís Brito Câmara aproveitou a ocasião para fazer uma intervenção em que reiterou a importância das Comunidades portuguesas em França, o seu contributo para o desenvolvimento económico e social na região, tendo felicitado os compatriotas lusos pela sua integração exemplar em França, como o comprova o facto de Associações Portuguesas fazerem parte da Federação Nacional do Folclore de França. Sublinhou igualmente a importância de se manterem boas ligações em todas as áreas com Portugal, de natureza económica como cultural e linguística, designadamente para as novas gerações de Portugueses.