Paris: “Fantômes d’un Empire” de Ariel de Bigault projetado hoje no Cinema St André des Arts

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

A realizadora francesa Ariel de Bigault apresenta hoje, às 19h00, no Cinéma St André des Arts, em Paris, no quadro do Festival L’Europe autour de l’Europe (competição documentário), o documentário “Fantômes d’un Empire”, reflexão sobre “o imaginário colonial no cinema português”.

O filme tem depois uma projeção no dia 21 de novembro, às 10h40, no Cinéma Jean Eustache, em Pessac, na região de Bordeaux, no quadro do Festival International du Film d’Histoire, onde também estará em competição.

O filme coloca em diálogo dois atores africanos – o angolano Orlando Sérgio e o são-tomense Ângelo Torres – com realizadores e investigadores sobre o património cinematográfico português ligado ao colonialismo. “Aos documentários e ficções que sustentam o enredo imperialista, contrapõem-se filmes e olhares contemporâneos”, lê-se na sinopse do filme.

“Fantômes d’un Empire” conta ainda com a participação, entre outros, dos realizadores Fernando Matos Silva, Margarida Cardoso e Ivo M. Ferreira, do Diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, e da investigadora Maria do Carmo Piçarra.

No filme, suportado por excertos de um século de cinema português, são abordados “os mitos das descobertas, a ficção imperial, a fábrica da epopeia colonial, as máscaras da violenta dominação”, e é questionada a ideia de colonizador e colonizado.

O documentário teve estreia em Lisboa, na Cinemateca Portuguesa, em agosto do ano passado, no festival IndieLisboa.

Ariel de Bigault nasceu em França, mas o percurso de trabalho passa, há mais de três décadas, pelo universo da lusofonia, entre Portugal, Brasil e África.

É autora da série documental “Eclats noirs du samba” (1987), na qual faz uma pesquisa sobre a criação artística afro-brasileira, com a participação de nomes como Gilberto Gil, Zezé Motta e Paulo Moura.

Assinou ainda antologias de música de Cabo Verde e de Angola e fez os documentários “Afro Lisboa” (1996) e “Margem Atlântica” (2006).

 

“Fantômes d’un Empire”

Documentário / 2020 / 112 min

Um filme de Ariel de Bigault

Produzido por Alexandre Oliveira (Ar de Filmes, Portugal) e Alexandre Perrier (Kidam, França)

Com o apoio de: Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema, Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, ICA, RTP, Lisbon Film Commission e de CNC, Procirep Angoa, Cine +

 

Sexta-feira, 19 de novembro, 19h00

Cinéma St André des Arts

30 rue Saint-André des Arts

75006 Paris

No quadro do Festival L’Europe autour de l’Europe

Competição Documentário

 

Domingo, 21 de novembro, 10h40

Cinéma Jean Eustache

Pessac

No quadro do Festival International du Film d’Histoire

Competição Documentário

Histoire du Cinéma

 

Ver trailer AQUI.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]