Partido LIVRE abriu ontem as candidaturas para as Eleições Legislativas de 2024



Estão abertas as primárias para a escolha dos candidatos e das candidatas do LIVRE para as eleições legislativas antecipadas de 10 de março. Interessados devem inscrever-se esta semana, entre os dias 20 e 27 de novembro.

“Entre os dias 20 e 27 de novembro, qualquer cidadão ou cidadã que se identifique com os valores, princípios e ideais do LIVRE, poderá candidatar-se às Primárias Abertas ou inscrever-se para votar nas mesmas” diz a campanha do partido.

Este é um desafio do LIVRE lança aos seus membros e apoiantes e à sociedade civil em geral: “todos os que acreditam numa Esquerda que não desiste do Estado Social e de um SNS com qualidade, uma Esquerda que não desiste do planeta e de encontrar solução para a crise climática, uma Esquerda que não desiste dos Direitos Humanos e do reforço da democracia e uma Esquerda que não desiste de lutar por melhores condições de vida materiais para os trabalhadores e de salários dignos, têm no LIVRE uma plataforma para estas lutas, de participação e de ação” lê-se no site do partido.

“O LIVRE é o partido português da Esquerda verde europeia, com uma visão ecologista, cosmopolita, libertária e universalista que reconhece e antecipa os desafios do século XXI” lê-se no site. “Rejeitamos as políticas de desvalorização, do empobrecimento e da desigualdade, e não desistimos de lutar por um novo modelo de desenvolvimento para o país, ecológico, assente na valorização da ciência e do conhecimento, que garanta a transição ecológica de que necessitamos desesperadamente. O LIVRE é a Esquerda que o país precisa no século XXI. O LIVRE é a Esquerda que não desiste”.

A Comissão Eleitoral receberá pré-candidaturas a todos os Círculos Eleitorais, submetidas através do formulário disponibilizado para o efeito. Durante o mesmo período, a Comissão Eleitoral receberá ainda inscrições para integração dos cadernos eleitorais, possíveis através de segundo formulário.

Para as primárias do LIVRE, as inscrições para o colégio eleitoral e as pré-candidaturas poderão ser submetidas até 27 de novembro.

No dia 28 de novembro serão divulgadas as candidaturas para avalização nos dias 28 e 29 de novembro. Os resultados serão divulgados no dia 30 de novembro.

Para os círculos com mais do que 6 candidaturas, o partido prevê uma eleição em duas voltas.

Nos dias 6 e 7 de dezembro terá lugar a primeira volta da votação, com resultados divulgados no dia 8. A segunda volta terá lugar nos dias 11 e 12 de dezembro. Neste mesmo dia terão lugar as eleições dos círculos com menos de 6 candidaturas.

As candidaturas podem ser feitas na página internet do LIVRE.