Pastoral Portuguesa Católica de Lyon organizou a festa de fim de ano catequético em Craponne


No sábado dia 21 de junho, os meninos da catequese da Pastoral Portuguesa Católica de Lyon finalizaram um painel que fixaram no muro da sala de catequese, com cerca de quatro metros de cumprimento e um metro de altura.

As pinturas e os desenhos do painel, ilustram os temas abordados durante o ano 2024/25, e foram apreciados pelos pais, que os aplaudiram e que constataram também o nível de aprendizagem da língua portuguesa durante o ano, ao ouvirem os cânticos que entoaram “em português perfeito e sem sotaque”.

“Gostei muito de viver estes dias com a minha filha, aqui no Centro catequético, neste final de ano. Pude verificar que, não só teve a informação espiritual católica, as orações e a cultura religiosa bem portuguesa, mas também aprendeu a língua. Penso que aprendeu mais num ano aqui do que nos dois anos em que frequentou a Paróquia francesa” disse sorrindo Maria Pereira, mãe de Loana.

As inscrições para a catequese do próximo ano vão estar abertas a toda a Comunidade que reside perto de Craponne. Os interessados podem desde já contactar os catequistas por telefone ou por mail.

Nos dias 21 e 28 de setembro, vão ser organizadas duas “Jornadas Portas Abertas”, entre as 14h00 e as 16h30.

As crianças são aceites a partir dos 6 anos de idade e têm a possibilidade de aprenderem o português de base. O Centro conta atualmente com dois catequistas, mas explicaram ao LusoJornal que, se o número aumentar, “haverá certamente convites para os pais ajudarem”.

Ser catequista é “transmitir a fé de Jesus Cristo e é o dever de cada Cristão e, com um pouco de boa vontade, isso é fácil” dizem os catequistas atribuindo esta frase ao Papa Francisco.

A Catequese tem lugar aos sábados, das 14h00 às 15h30, exceto durante as férias escolares francesas, na Paróquia de S. Fotunato de Craponne, com grande possibilidade de estacionamento e espaçosas salas de acolhimento.

O Padre Matteo Logioco, responsável da Comunidade católica portuguesa da Diocese de Lyon, nomeado pelo arcebispo Olivier de Germay, convidou “todos os pais portugueses para darem esta possibilidade aos seus filhos, de frequentarem a catequese em francês ou em português. É, pois, da vossa responsabilidade, perante Deus, de os ensinardes, com a ajuda dos Catequistas, a serem plenamente Cristãos” disse aos pais. “Na Pastoral temos atualmente dois polos de catequese, um em S. Bruno, na Croix-Rousse, outro em Craponne. Escolham o que ficar mais perto do vosso domicílio, mas não deixem de os levar. Se desejardes que eles frequentem a Catequese em francês, vão à vossa Paróquia de residência”. E acrescentou: “Quase vos peço por favor, pois estamos a viver tempos onde nos afastámos, todos os dias da fé cristã.

Este domingo, dia 29 de junho, tem lugar um piquenique com os pais e as crianças, finalizando em convívio, o ano catequético.