Paulo Cafôfo apresentou ensino de português on-line em Strasbourg

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

Este último fim de semana, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Paulo Cafôfo, visitou alunos e professores da Seção Portuguesa do Collège International Vauban em Strasbourg para anunciar o modelo do Projeto-piloto do ensino de português à distância.

Com cerca de 260 milhões de falantes, a língua portuguesa é a 4ª língua mais falada no mundo. Aprender português aumenta as oportunidades e alarga os horizontes dos seus falantes. O projeto-piloto de ensino online de português em França visa dar resposta à crescente procura de aulas de português através de uma forte aposta na digitalização do Ensino Português no Estrangeiro, proporcionando novas formas de ensino colaborativo e digital, enquadradas na promoção do desenvolvimento de um ecossistema educativo digital de conteúdos, ferramentas, serviços, plataformas digitais e equipamentos.

Os equipamentos deverão servir para testar aulas on-line, em locais onde o número de alunos não seja suficiente para formar uma turma e colocar um professor. De acordo com o Secretário de Estado das Comunidades, há atualmente 14 mil alunos a aprenderem português em França no ensino público e nas associações, com 102 os professores de português.

Os pais podem inscrever um ou mais dos seus educandos. A inscrição, que é gratuita, deve ser realizada no formulário online, disponível AQUI. Esta inscrição terá de ser validada pela Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro em França (consulte AQUI).

Este projeto destina-se a alunos entre os 8 e os 17 anos, a residir em departamentos / áreas sem oferta de cursos presenciais do Camões, I.P., nomeadamente na zona de Grande-Leste e de Bordeaux.

Estas aulas decorrem online, durante 30 semanas, com o acompanhamento online de um professor, tendo a duração de 60 minutos cada. Terão como recurso uma plataforma de conteúdos digitais e recursos educativos digitais, bem como um tablet com possibilidade de ligação Wi-fi.

O período de inscrição encerra a 08 de setembro.

Dos quase 24.000 tablets destinados às crianças que aprendem português no Mundo, cerca de 1.200 estão a ser distribuídos em França.

Estes dispositivos, que têm software em português e ferramentas de aprendizagem, vão servir, segundo anunciou também Paulo Cafôfo, para chegar aos alunos em França onde, devido à falta de inscrições, não é possível formar uma turma e colocar um professor de forma presencial. “Há, é verdade, alunos que querem frequentar o ensino de português, mas a dispersão de alunos não permite que se forme uma turma e que se possa atribuir um professor. E, portanto, esta é uma situação que de forma complementar dará resposta aos alunos que hoje não conseguem aceder às aulas de português”. Isto é uma inovação em que, a par da digitalização do ensino e da forma presencial, temos também a utilização da digitalização do ensino ‘online’, para uma amplificação da nossa rede e de alunos que neste momento não têm possibilidade de se inscrever no ensino presencial, que possam, de uma forma complementar com o ensino ‘online’ o ensino presencial. Não é de forma alguma substituir o ensino presencial pelo ensino ‘online’”, garantiu o Secretário de Estado.

Nesta deslocação a Strasbourg, Paulo Cafôfo manteve contactos com autoridades locais e encontros com organizações associativas, empresários e demais membros da Comunidade portuguesa.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]