CM Mangualde

Paulo Cafôfo iniciou em Mangualde a nova missão “Ligar Portugal à Diáspora”

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, iniciou ontem, em Mangualde, a primeira etapa da Missão “Ligar Portugal à Diáspora”, uma “iniciativa de valorização e aproximação da diáspora ao país, assente na dinamização do relacionamento com o poder local, as empresas e a sociedade civil”.

Com o objetivo de promoção desta ligação, o Secretário de Estado irá percorrer, ao longo dos próximos meses, concelhos do interior do país, bem como das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, com visitas previstas a Gabinetes de Apoio ao Emigrante, autarquias, associações de solidariedade social e empresas.

“Agora, é no território nacional, porque é muito importante esta ligação nos concelhos de onde saíram grande parte dos Portugueses que emigraram e aqui, em Mangualde, onde tem sido feito um trabalho extraordinário na ligação, envolvimento e proximidade até com os Portugueses que residem no estrangeiro, que está a dar frutos”, explicou Paulo Cafôfo.

Tendo por objetivos “o aprofundamento da ligação e proximidade das Comunidades portuguesas ao país e aos locais originários, bem como a identificação de respostas para estimular o seu regresso”, a Missão “Ligar Portugal à Diáspora” assenta em cinco dimensões que se interligam: “Língua e cultura; Empreendedorismo e investimento; Inclusão, igualdade e cidadania; Redes, talento e inovação e Solidariedade e mérito”.

A primeira etapa do périplo pelo território nacional decorreu em Mangualde, concelho de origem de emigração, “onde se avaliaram perspetivas de investimento público em Infraestrutura cultural de memória histórica” diz uma nota do Gabinete do Secretário de Estado.

O Gabinete de apoio ao emigrante de Mangualde, salientou Paulo Cafôfo, “é dos mais ativos, dentro dos quase 300 que existem a nível nacional”, o que significa que esta “proximidade está a funcionar, é um serviço público que é prestado”.

Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, salientou que “foi um dia importante, não só porque recebemos um membro do Governo, mas também porque foi possível partilharmos algumas das nossas preocupações, no sentido de encontrar soluções”.

O edil demonstrou-se satisfeito em termos de projetos futuros a serem realizados no Município, ligados ao setor do património e da cultura, que, ao serem concretizados, vão catapultar Mangualde.

Ao longo do dia o Secretário de Estado contactou ainda com empresários que foram emigrantes e regressaram ao concelho de origem, onde investiram, o que considerou “um valor estratégico para o desenvolvimento local e do país”.

No final das visitas, Paulo Cafôfo anunciou ainda que “o próximo fórum da rede de apoio ao investimento da diáspora, este ano, será em Mangualde” e, por isso, este município do distrito de Viseu vai “acolher, em maio, junho, no mínimo, 300 pessoas”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]