LusoJornal / Tony Inácio

Pela primeira vez: Noite de Fado em Lansargues

No domingo passado, dia 14 de abril, o Fado esteve em destaque na pequena localidade de Lansargues, no Hérault.

A Comunidade portuguesa de Lansargues é bastante grande e organiza regularmente eventos à volta da gastronomia e de convívio. Desta vez, Diamantino Coelho, o Presidente da Associação Portuguesa, decidiu organizar uma noite de Fado, para satisfazer os pedidos não apenas da Comunidade portuguesa, mas também dos muitos Franceses que frequentam a associação.

O convite foi feito à fadista portuguesa Eufrásia Bessou, que se fez acompanhar pelo seu próprio marido, Jean-Luc Bessou, à viola, e pelo professor de música Jean-Michel Perez, à guitarra portuguesa.

Esta foi a primeira vez que se cantou o Fado em Lansargues e por isso, não admira que o público estivesse maravilhado. Notou-se aliás algumas lágrimas de emoção, nomeadamente quando Eufrásia Bessou cantou «O Xaile de minha Mãe».

A Associação Portuguesa de Lansargues também tem uma escola de concertinas e os alunos da escola aproveitaram para, também eles, mostrarem o que já sabem tocar.

O Presidente Diamantino Coelho considerou a experiência positiva e já está a prever mais noites de Fado nos próximos meses.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]