LusoJornal / Marco Martins

Pelé: Torre de controlo do Monaco

Na 18ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, o Lyon venceu por 3-0, em casa, o Monaco.

Os golos do Lyon foram apontados pelos Franceses Houssem Aouar, Nabil Fekir, e Ferland Mendy, este último tendo origens da Guiné-Bissau.

No Monaco, o médio luso-guineense Pelé foi titular, enquanto o internacional português Rony Lopes ainda está lesionado.

LusoJornal falou com Pelé sobre a sua adaptação ao futebol francês, ele que tem vindo a ser um titular indiscutível na equipa desde que chegou o Treinador francês Thierry Henry.

O Pelé tem sido um dos elementos decisivos no meio-campo?

Somos uma equipa. Queremos dar um rumo diferente à nossa classificação. Houve jogos bons e acho que funcionamos cada vez mais em equipa. Agora é continuar a trabalhar.

Está cada vez mais com confiança?

Tenho mais confiança porque o Treinador deposita confiança em mim. Ultimamente tenho disputado todos os jogos e isso aumentou a minha confiança. Vou continuar a trabalhar para corresponder ao que o Treinador quer. A confiança que ele me tem dado é muito importante para mim. Quero mostrar o meu futebol.

As vitórias são muito importantes para o Monaco?

Claro que quando se vence a confiança está mais alta. Só com vitória é que poderemos sair desta situação. Temos de somar pontos. Em qualquer campo o Monaco vai sempre para vencer, ou pelo menos tenta vencer. O nosso objetivo é olhar para os próximos jogos e tentar vencer. Queremos subir na classificação para alcançar um lugar bem melhor para o Monaco.

O Lyon do internacional português Anthony Lopes venceu por 3-0 em casa o Monaco e subiu ao terceiro lugar na tabela classificativa agora 31 pontos, a três do Lille, sabendo que o Lyon ainda tem jogo em atraso.

Quanto ao Monaco, fica no 19° e penúltimo lugar com 13 pontos, a um do Caen e a três do Amiens e do Dijon, primeiros clubes acima da linha de água.

De notar que na tabela classificativa o Paris Saint Germain segue na liderança com 44 pontos, mais dez do que o Lille, clube que tem cinco portugueses no plantel.

Na próxima jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, o Monaco recebe o Guingamp de Pedro Rebocho, enquanto o Lyon desloca-se ao terreno do Montpellier de Pedro Mendes. Todos os jogos da 19ª jornada decorrem no sábado 22 de dezembro pelas 21h00.