Périplo da Provedora da Misericórdia de Paris para visitar congéneres em Portugal

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Durante os meses de julho e agosto, a Provedora da Misericórdia de Paris, Ilda Nunes, visitou algumas congéneres em Portugal, sobretudo na região norte do país, para conhecer melhor a realidade local, estreitar laços e estabelecer parcerias.

“Pretendemos aproximar-nos das Misericórdias portuguesas e definir parcerias em termos de cuidados de saúde e de lares para facilitar o acesso dos emigrantes aos lares do seu país de origem, após a reforma, e sentimos abertura do outro lado”, comentou Ilda Nunes, na sede da UMP.

No dia 24 de julho, Ilda Nunes visitou a Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, na companhia do Tesoureiro Nuno Felgueiras e do “irmão” José Afonso, também Presidente da Associação Portuguesa de Puteaux. Os três puderam visitar diversas valências, reunir com os dirigentes da instituição, nomeadamente o ex-Provedor Alfredo Castanheira Pinto e o atual Provedor António José Vaz, assim como demais dirigentes e funcionários daquela Misericórdia transmontana.

No mesmo dia, Ilda Nunes visitou a Misericórdia de Valpaços. Para além de uma reunião de trabalho, teve a oportunidade de visitar lares de terceira idade, um hospital e diversas instalações existentes e outras em construção, na companhia do Provedor Altamiro Claro e de outros dirigentes.

No dia 26 de julho, a Provedora da Misericórdia de Paris fez uma visita de trabalho à Misericórdia de Marco de Canaveses, reuniu com a Provedora Maria Amélia Ferreira e com os demais corpos dirigentes, onde foram partilhadas experiências e abordadas futuras colaborações. Ilda Nunes visitou diversos lares de terceira idade e instalações hospitalares e contactou com utentes, voluntários e funcionários.

No dia 27 de julho teve lugar a visita à Misericórdia do Porto. Ilda Nunes encontrou-se com o seu homólogo António Tavares, sempre para partilhar experiências e também debater futuras parcerias entre as duas instituições.

A Provedora da Misericórdia de Paris foi também recebida na sede da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), onde foi recebida pelo Presidente e pelo Tesoureiro do Secretariado Nacional da UMP, respetivamente Manuel de Lemos e José Rabaça. A conversa permitiu abordar as principais áreas de intervenção e projetos da Santa Casa, fundada em 1994 para apoiar emigrantes portugueses a residir na região de Paris.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]