Pontault-Combault: Indiscutivelmente a maior festa franco-portuguesa

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

A 47ª Festa Franco-Portuguesa de Pontaul-Combault teve lugar este fim de semana, como habitualmente, no Parc de l’Hôtel de Ville, numa organização conjunta da Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) e da autarquia local.

Este foi o ano de todos os recordes e no sábado à noite, foi completamente esgotada a capacidade do parque. “Esta não é apenas a maior festa portuguesa em França, é a maior festa portuguesa no mundo” disse o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, na sua intervenção em cima do palco.

A programação musical deste ano incluiu os cabeças de cartaz Santamaria e Francky Vincent, mas também Victor Rodrigues, Luís Manuel, Chris Ribeiro, La Jarry, Fred Mota, Miguel Azevedo, Disco’Very Show, Fabri, Flor e Vany. Mesmo o apresentador vedeta da SIC, José Figueiras, subiu ao palco para cantar uma canção.

O imponente palco instalado no Parc de l’Hôtel de Ville oferece todas as condições técnicas para que os artistas se produzam sob a direção de Alexandre Barreira. “Este é um festival gratuito e vai continuar a ser gratuito” garantiu o Maire da cidade, Gilles Bord.

Como todos os anos, o Presidente da associação, Cipriano Rodrigues, e o Maire Gilles Bord, recebem as personalidades que marcam presença na festa. Este ano, o Governo português esteve representado com dois Secretários de Estado: o Secretário de Estado da Justiça Pedro Ferrão Tavares e o Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo. Estavam também presentes os dois Deputados eleitos pelo círculo da Europa no Parlamento português, Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira, o Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, e o Cônsul-Geral-Adjunto, Filipe Ortigão, assim como o Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Luís Ferraz.

A estes juntaram-se a Vogal do Instituto Camões, o Diretor do programa Regressar, o Adido de Segurança Social, o Adido Social do Consulado Geral em Paris e várias outras personalidades portuguesas e francesas.

No domingo de manhã é tradicional as personalidades darem a volta pelos muitos stands que todos os anos dão um ar mais jovial à festa. “Sem os parceiros, esta festa não poderia existir” diz Cipriano Rodrigues, o Presidente da APCS. Os dois parceiros oficiais são a Caixa Geral de Depósitos e a Fidelidade, mas também se associaram a esta festa a Super Bock, Les Dauphins, MRTI e Carrefour.

Logo de manhã começaram as filas para quem queria comprar pasteis de Natas da Canelas, beber um Licor Beirão ou comprar fumeiro de Lamego. Paulo Cafôfo e Pedro Ferrão Tavares não hesitaram em entrar na zona onde os voluntários da associação assavam milhares de sardinhas e centenas de frangos para o almoço que quem escolheu comer na festa.

Por detrás do palco, como todos os anos, a associação organizou um “almoço oficial” para o qual convidou todos os parceiros e as personalidades presentes. Mas depois do almoço, uma boa parte destes presentes subiram ao palco, num momento que também já se tornou habitual, antes do último artista da tarde.

Cipriano Rodrigues agradeceu, mais uma vez aos parceiros. “Esta é uma história coletiva que nós construímos convosco há 47 anos” disse no seu discurso. E depois lembrou que a APCS não existe apenas para organizar esta festa, mas tem também uma “missão educativa” com 4 professores de português e cerca de 180 alunos desde a pré-primária até ao Bac, organiza concertos, tem um grupo coral e jogos de sociedade.

O Maire Gilles Bord começou a sua intervenção em português com uma “Boa tarde a todos” e terminou com um “Viva Portugal” também em português. “Uma parte de Portugal está aqui. Uma parte de Pontault-Combault é portuguesa, cerca de 25% dos habitantes da cidade e é um orgulho para nós organizarmos esta festa todos os anos”.

Também discursou Ilda Nunes, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Paris, que apelou para a solidariedade, e o Secretário de Estado da Justiça, visivelmente admirado com a multidão que estava na festa. “Vocês fazem de Portugal este país enorme” disse. “Orgulho-me pela Comunidade que aqui está e pelo que aqui faz”.

O Secretário de Estado das Comunidades já tinha estado em Pontault-Combault no ano passado. “No ano passado estava a chover e eu estava cá, este ano, está sol e eu estou cá. Faça chuva ou faça sol, Pontault-Combault é uma festa maior, Pontault-Combault é a capital de Portugal e da lusofonia”.

Paulo Cafôfo ainda teve tempo para felicitar os benfiquistas pela vitória do Campeonato, felicitou o fair-play de um senhor vestido com uma camisola do FC Porto, e identificou uma bandeira da Madeira na multidão.

O Maire de Pontault-Combault repetiu os agradecimentos à associação portuguesa e à sua equipa de voluntários, sem esquecer o esforço da equipa técnica da cidade. “Esta associação merece um grande reconhecimento” disse Gilles Bord. “Numa Europa que tem uma guerra aqui à porta, é importante saborearmos estes momentos de paz e de festa”.

A Marseillaise foi cantada ao vivo por Sandra Oliveira dos Disco’Very Show e o hino de Portugal foi cantado pela fadista Tereza Carvalho.

Cipriano Rodrigues já anunciou a data da próxima Festa Franco-Portuguesa: dias 18 et 19 de maio de 2024. Mas Paulo Cafôfo, que durante o almoço tinha pedido palmas para o Presidente Casimiro Rodrigues pela “organização logística colossal”, convidou ele próprio todos os presentes para os 50 anos da Festa Franco-Portuguesa, em 2026.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]