“Portugal no Mundo”: Associação Cultural Portuguesa de Strasbourg organiza este fim de semana um vasto programa cultural

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

Com 35 anos de existência, a Associação Cultural Portuguesa de Strasbourg (ACPS) organiza este fim de semana de 4 e 5 de junho um vasto programa cultural intitulado “Portugal no Mundo” no quadro do Dia de Portugal e de Camões e das Comunidades portuguesas que se comemora precisamente este mês.

Durante dois dias, numa das salas mais emblemáticas de Strasbourg, o “Pavillon Joséphine” estarão patentes ao público exposições de esculturas, fotografias, ao mesmo tempo que vai ouvir-se música tradicional e humor “franco-português”.

As portas do “Pavillon Joséphine” abrem às 14h00 deste sábado com as exposições.

Os organizadores anunciam uma exposição de fotografias que retratam os 35 anos de história da ACPS, mas também uma exposição de telas da artista Lidgia Craciun Luminita sobre a temática de Camões. Estarão também patentes ao público obras do artista plástico António Colaço sobre a Revolução dos Cravos, com materiais recicláveis, uma exposição de esculturas de Manuel Clemente, também a partir de materiais recicláveis, dos quais a cerâmica, madeira e metais, e será também apresentada uma exposição em parceria com os professores de portugueses da área consular de Strasbourg.

Para a inauguração, às 17h00, a associação organizadora espera contar com a presença de representantes da autarquia de Strasbourg, mas também várias outras personalidades, entre as quais a Cônsul-Geral de Portugal naquela cidade. A Deputada Nathalie de Oliveira já confirmou também a sua presença.

Mas o momento forte do dia vai ser o espetáculo “En Construction” do humorista José Cruz, às 20h30, na Salle Napoléon, do Pavillon Joséphine.

“En Construction” tem encenação de Laetitia Lebacq. Conta a vida de José, o Frantugais, que sonhava com Hollywood… mas acabou por representar em Saint-Symphorien-sous-Chomérac; sonhava com uma princesa… mas acabou por encontrar uma vegetariana; sonhava em mudar o mundo… mas acabou por ter de aprender a mudar fraldas. É pois um… “bourdel”, lê-se na apresentação do espetáculo.

Mas o evento tem também momentos musicais, como por exemplo a apresentação de dois grupos folclóricos portugueses, o Estrela Dourada e o grupo da AFP Saudades, assim como os espetáculos do grupo “Tertúlia das Concertinas” e do grupo “Senza”.

Vários outros eventos estão previstos, como por exemplo um “Atelier Bien Être” organizado em parceria com a Delegação do Grand-Est da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), um “Encontro de autarcas franceses de origem portuguesa” em parceria com a associação Cívica e uma conferência sobre literatura portuguesa.

A associação solidária Patates de Strasbourg tem um stand para recolha de fundos e bens de primeira necessidade para ajudar quem necessita e vai ser emitido, no domingo de manhã, a partir do Pavillon Joséphine, o programa “Voz de Portugal” da rádio RBS, que emite na frequência 91,9 FM. Este é um programa de rádio que conta com a parceria da APCS.

Os organizadores anunciam ainda a possibilidade de descobrir a gastronomia portuguesa. Tudo isto com entrada gratuita, com exceção do espetáculo de José Cruz.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]