Portugal subiu ao 2° lugar nos Europeus de voleibol, logo depois da França

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

A Seleção portuguesa de voleibol, orientada por João José, venceu ontem Israel por 3-0, no quarto jogo no Campeonato da Europa da modalidade, e subiu ao segundo lugar do grupo D, que decorre em Telavive.

Portugal, que vinha de derrotas com França e Grécia, depois de um triunfo a abrir, diante da Roménia, impôs-se aos israelitas com os parciais de 25-22, 25-21 e 25-12, assumindo a segunda posição da ‘poule’, com sete pontos, menos dois do que os franceses, que lideram, mas têm menos uma partida realizada.

Portugal reagiu assim da melhor forma ao desaire (2-3) frente à Grécia e deu um passo de gigante rumo ao apuramento para os oitavos-de-final, após a quarta jornada de uma pool muito equilibrada e competitiva.

O apuramento para os oitavos ficará definitivamente esclarecido hoje, quando a Seleção portuguesa enfrentar, às 19h00 (hora francesa) a sua velha rival Turquia.

“Ainda nada está decidido no nosso grupo. Hoje conseguimos fazer um bom jogo ao longo do tempo, ou seja, estivemos focados em todos os processos que era preciso fazer ao longo do jogo. Isto numa atmosfera adversa, pois defrontámos a equipa da casa, que estava muito confiante e foi sempre muito apoiada” disse ontem à noite João José, Selecionador Nacional. “Agora vamos descansar o máximo possível para estarmos no nosso melhor frente à Turquia, pois sabemos que uma vitória praticamente nos garante o nosso objetivo”.

Para Alexandre Ferreira, Capitão da Seleção portuguesa, “este jogo era crucial para nós. Vencer por 3-0 e somar três pontos foi ainda melhor para facilitar as contas. Vínhamos de uma derrota com a Grécia e o dia de folga (sábado) também ajudou a preparar melhor este jogo com Israel, que está a jogar a um bom nível e tinha praticamente todo o pavilhão a apoiá-lo. Cumprimos o nosso plano de jogo e demonstrámos que estamos vivos e a jogar a um nível elevado. Amanhã [hoje], o jogo vai ser ainda mais difícil, pois a Turquia também precisa de vencer porque está numa situação complicada, mas a vitória é o nosso único objetivo dado que arruma de vez com as contas relativas ao apuramento para os oitavos-de-final”.

A Seleção nacional, que marca presença pela sétima vez numa fase final de um Europeu, terceira consecutiva, depois de 1948, 1951, 2005, 2011, 2019 e 2021, tem esta segunda-feira o derradeiro encontro no grupo, frente à Turquia.

As quatro primeiras seleções de cada um dos quatro grupos apuram-se para os oitavos de final.

A edição de 2023 é coorganizada pela Itália (campeã europeia e mundial em título), Bulgária, Macedónia do Norte e Israel, e decorre até 16 de setembro. As meias-finais (14 de setembro) e a final (16 de setembro) terão lugar em Roma.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]