Râguebi: Seleção portuguesa perdeu com a Geórgia na final do Europe Championship em Paris


Uma Seleção portuguesa de râguebi renovada e bastante jovem perdeu ontem à noite com a Geórgia por 36-10, na final do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), no Estádio Jean Bouin, em Paris, e falhou a conquista do segundo título europeu do seu historial.

O resultado não foi o que os muitos Portugueses presentes no Estádio Jean Bouin esperavam. Muitas vezes agitaram bandeiras de Portugal e uxaram pela Seleção. Mas a equipa dos Lobos está em plena renovação, com a chegada de jogadores ainda muito jovens para fazer face à Georgia.

No entanto, ficar em segundo lugar no REC24 já é meritório.

Ao intervalo, Portugal já perdia por 12-3, com uma penalidade de Hugo Camacho (40+1 min) e só depois de a Geórgia ‘disparar’ com ensaios de Akaki Tabutsadze (43 e 64 min), Vano Karkadze (50 min) e Mikheil Alania (69 min) é que os ‘Lobos’ conseguiram cruzar a meta por Rodrigo Marta (79 min), já praticamente no final do jogo.

Portugal repetiu, desta forma, o desaire (38-11) de há um ano, em Badajoz, no primeiro ano em que foi introduzido o formato de fase de grupos seguida de eliminatórias, e falhou o objetivo de repetir o título europeu conquistado em 2004.

Com este resultado, a Geórgia aumenta o seu historial no REC para 16 títulos em 22 edições, seguida pela Roménia com cinco e Portugal com um.

Para chegar a esta final, a Geórgia venceu à Alemanha (28-17), aos Países Baixos (31-10) e à Espanha (38-3) durante a fase de grupos. Por sua vez, Portugal entrou a perder com a Bélgica (10-6), mas ganhou à Polónia (54-7) e à Roménia (49-24). As duas equipas ganharam as respetivas fases de grupos, a Geórgia no grupo A e Portugal no grupo B.

Nas meias-finais, a Geórgia ganhou à Roménia (43-5) e Portugal ganhou à Espanha (33-30).

A Geórgia ficou em primeiro lugar, seguida de Portugal (2°), da Espanha (3°) e da Roménia (4°).

Dos 23 jogadores convocados pela Federação Portuguesa de Râguebi para viajaram até Paris, 11 jogam em clubes franceses: Luka Begic (Stade Olympique Chambéry), Abel da Cunha (SC Albigeois), José Madeira (Grenoble), Nicolas Martins (SA XV Charente Rugby), Hugo Camacho (Bayonnais), Pedro Bettencourt (Oyonnax Rugby), Raffaelle Storti (Bézier), Diego Pinheiro (Grenoble), Hugo Aubry (Rouen Normandie Rugby), Lucas Martins (Blagnac), Rodrigo Marta (Colombier).