Portugal voltou a marcar presença no Salão dos Vinhos de La Garenne Colombes


Portugal foi, mais uma vez, país convidado do Salon des Vins et du Terroir de La Garenne Colombes, nos arredores de Paris, que teve lugar na semana passada, entre os dias 26 e 28 de janeiro, com 44 outros expositores.

“Nós temos uma geminação com Valpaços desde 2004 e foi a partir desta altura que pensámos introduzir neste salão, que já existia e que já vai na 24ª edição, um espaço para Portugal” explicou ao LusoJornal José Vara Rodrigues, membro do Comité de Geminação. “A Mairie de La Garenne Colombes aceitou bem esta proposta e desde 2006 temos este stand todos os anos e funciona muito bem”.

Inicialmente a Adega Cooperativa de Valpaços “não teve capacidades para este projeto e teve de abandonar”, por isso, José Vara Rodrigues foi procurar expositores noutros municípios. As Caves de Santa Marta, com vinhos do Douro e do Porto, aderiram de imediato ao projeto, assim como a empresa de charcutaria “Bísaro”. Trata-se de uma fábrica de fumeiro de Gimonde, uma aldeia a 7 km de Bragança. “É uma aldeia do concelho de Bragança com uma indústria de relevo” lembra José Vara Rodrigues.

“Estamos a trabalhar num projeto de alargamento do espaço reservado a Portugal neste Salão, precisamente para ver se conseguimos colocar também empresas de Valpaços” explica José Vara Rodrigues. “Valpaços tem algumas marcas de vinhos – estou a pensar na Quinta de Sobreiró de Cima e nas Encostas de Sonim – com vinhos de excelência, que rivalizam com os melhores vinhos do Douro, e eles estão interessados e querem participar”.

Na sexta-feira, dia da abertura, esteve presente a Maire de La Garenne Colombes, Monique Raimbault, acompanhada por praticamente todos os Maires-Adjoints, assim como Philippe Juvin, antigo Maire e atual Deputado na Assembleia Nacional francesa. Em representação de Portugal, estava o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, o Adido Social do Consulado, Miguel Costa, assim como o Deputado português Paulo Pisco.

“Estes eventos são importantes, por isso o Cônsul-Geral fez questão de vir aqui” afirma José Vara Rodrigues ao LusoJornal. Vários Embaixadores de Portugal já visitaram o salão, como por exemplo António Monteiro, Rosa Lã, Seixas da Costa, Viseu Pinheiro ou Sampaio da Nóbrega.

Para além de Portugal, este ano também esteve presente um espaço italiano, em representação da cidade de Bagno a Ripoli, perto de Florence, com a qual La Garenne Colombes também está geminada, assim como um stand do Líbano, no quadro da geminação com a localidade de Daroun Harissa. La Garenne Colombes está também geminada com Wangen im Allgäu, na Alemanha e Yoqneam, em Israel.

O salão tem representação de todo o território francês, incluindo a ilha da Córsega, cujo stand estava mesmo em frente do stand de Portugal.

“Temos de ter orgulho naquilo que temos e temos de o divulgar. Portugal estava demasiado fechado e nós temos de ajudar a abrir, temos de aproveitar este tipo de oportunidades” afirma José Vara Rodrigues. “A maior parte da clientela é francesa, não é portuguesa. As pessoas já vêm aqui logo de manhã para buscar caixas de vinho do Porto e charcutaria”.