Presidente Cívica prestou homenagem ao ex-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira

O Presidente da Cívica, a associação de autarcas de origem portuguesa em França, Paulo Marques, depositou uma coroa de flores na campa de Carlos Silva e Sousa, ex-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, falecido em fevereiro de 2018.

A homenagem teve lugar no Cemitério de Albufeira, no Algarve, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira Ana Pífaro, de Vítor Vieira da APAL-Turismo de Albufeira, de Paulo Dias, Chefe de Gabinete e de Carla Ponte, Chefe de divisão de Turismo, desenvolvimento económico e cultura.

“A Cívica quis recordar a memória do Dr. Carlos Silva e Sousa no ano em que a associação festeja os seus 20 anos. O Dr. Carlos Silva e Sousa foi um grande parceiro nas relações entre a Cívica e o município de Albufeira” disse Paulo Marques ao LusoJornal. “Cada ano ouve vários encontros bilaterais com a vontade do autarca de estar o mais perto das populações que visitava. Foi com o Dr. Carlos Silva e Sousa que ouve a primeira internacionalização do Congresso dos Presidentes de Maires da região Île-de-France. Lembro a intervenção do Dr. Carlos em francês, frente a dezenas de Maires da região parisiense, um discurso que foi muito aplaudido devido à grande sinceridade e humildade da intervenção”.

A cidade de Albufeira, as relações bilaterais entre a França e Portugal, o papel da associação Cívica para a educação à cidadania e o Turismo, foram algumas das temáticas abordadas pelo autarca de Albufeira com encontros com a Cívica.

“Ele era mais do que um autarca, esses anos todos de colaboração permitiram nascer fortes laços de amizade. A sua partida foi muito doloroso para a nossa família Cívica” diz Paulo Marques que também é Maire-Adjoint de Aulnay-sous-Bois.

Carlos Silva e Sousa tinha uma “relação pessoal” com a primeira Guerra mundial pelo facto do avô ter combatido em França. O ex-autarca de Albufeira abraçou o projeto de levar a Portugal uma exposição em estereoscopia da Cívica, intitulada “14-18 nos olhos de um soldado”, mas não chegou a ver o resultado da exposição patente em Albufeira durante todo o mês de outubro de 2018.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]