CM Montalegre

Presidente da Câmara de Montalegre destaca valor afetivo no regresso à “Feira de Nanterre”: «Vamos ao encontro de uma parte de nós!»

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O município de Montalegre volta a ser promovido este fim de semana na Feira de produtos portugueses de Nanterre. “Três dias onde o coração barrosão bate mais forte” diz uma nota do município enviada às redações, que fala também de “mercado da saudade” que sorri para satisfação de muitos barrosões que habitam nos arredores da cidade de Paris.

A chefiar a comitiva que se deslocou a França está o Presidente da autarquia que olha para esta viagem como um “ir ao encontro de uma parte de nós”.

Orlando Alves sublinha que a missão é de “aprendizagem” no sentido de “auscultar e perceber o bem-estar económico, afetivo e social que os nossos barrosões conseguiram com o seu próprio esforço”.

O autarca salienta que “Nanterre é acima de tudo Barroso” e que esta presença do município irá deixar “um pingo de luz e felicidade no coração e no rosto daqueles que vão ao espaço da feira”.

 

Como vê o regresso à Feira de Nanterre?

É um regresso que se saúda e que o encaramos com um sentido do dever e com o respeito que a comunidade barrosã, radicada na zona de Paris, nos merece. Vamos ao encontro de uma parte de nós. Aquela parte que, lamentavelmente, não teve condições no país para levar a sua vida com dignidade. Temos a consciência que, com a nossa presença, estamos a deixar um pingo de luz e felicidade no coração e no rosto daqueles que vão ao espaço da feira.

 

É um mercado prioritário de promoção?

Sem dúvida. Este fim de semana, Nanterre é acima de tudo Barroso. Estamos espalhados pelo Mundo inteiro. A maior Comunidade é, indiscutivelmente, na zona de Paris. Os nossos concidadãos rejubilam que o seu Presidente da Câmara e os seus Presidentes de Junta vão ao seu encontro. É isso que vamos fazer. Vamos estar um pouco com eles, vamos ouvir o seu estado de espírito, vamos trocar impressões. Vamos numa missão de aprendizagem no sentido de auscultar e perceber o bem-estar económico, afetivo e social que os nossos barrosões conseguiram com o seu próprio esforço.

 

Esta promoção vai continuar a atrair investimentos para o nosso concelho?

Esta nossa presença é também uma motivação. É este o dever do Presidente da Câmara, isto é, tentar canalizar investimento para a pátria barrosã. É o que temos feito. Temos visitado os empresários, as empresas. Queremos que os nossos emigrantes acreditem e apostem na sua terra, tal como têm feito. Queremos que haja esta perceção: o país é pequeno e a terra é pobre, mas há muito potencial. Esta é a mensagem que queremos levar para manter este elo de ligação que sempre souberam manter com a sua terra. Acredito que daqui irão surgir proventos, investimentos e golpes de audácia.

 

A comitiva que viajou de Montalegre para participar na XVII Feira de Nanterre é liderada pelo Presidente da Câmara municipal, Orlando Alves, e conta com cerca de uma dezena de Presidentes de Junta bem como outros barrosões que quiseram associar-se a esta presença junto da Comunidade emigrante radicada nos arredores de Paris.

Na sessão de abertura da Feira esteve o Maire de Nanterre e o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]