LusoJornal / António Borga

Presidente da Federação Portuguesa de Râguebi quer união entre Portugueses de cá e de lá

Carlos Amado da Silva, Presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (na foto com o Selecionador Patrice Lagisquet), estava satisfeito com a exibição dos ‘Lobos’ e acredita que a união dos Portugueses de Portugal com os Lusos de França pode dar excelentes resultados até atingir o apuramento para o Mundial de 2023.

 

Qual era o objetivo deste encontro realizado em França?

O meu objetivo é irmos ao Mundial. E o intuito de estar aqui é de criar uma ligação forte com França, com os Portugueses residentes em França e com os Portugueses de Portugal. Somos todos Portugueses. Temos uma equipa de miúdos com um forte potencial que as outras nações não têm. A seguir às 6 Nações e da Geórgia, está Portugal. Se conseguirmos conciliar o amadorismo de Portugal e os profissionais de França, podemos ter sucesso e foi o que vimos aqui. Perdemos da maneira que perdemos nos últimos minutos. Estou satisfeito. Não há vitórias morais, mas é muito bom para os dois próximos anos que servem de apuramento para o Mundial. Se continuarmos a trabalhar assim, com o Treinador que temos, com o Staff profissional que temos, e com o apoio das pessoas, vamos conseguir chegar ao Mundial.

 

O investimento financeiro foi grande?

Não vou falar do custo financeiro. Mas claro que, com esta situação atípica, com coronavírus, tivemos menos pessoas, mas acho que não vai afetar muito as contas. Mas a ideia não era ganhar dinheiro, era divulgar junto da Comunidade portuguesa uma modalidade que não é assim tão conhecida pelos Portugueses de França. Não podemos ir ao Mundial sem o apoio das pessoas de cá, e sem os jogadores de cá. Em Paris conseguimos uma melhor assistência do que em Lisboa, isto apesar de termos tido uma assistência aquém das expectativas.

 

Seria importante atingir o segundo lugar neste primeiro ano na segunda divisão?

Vimos da terceira divisão e não vi nenhuma equipa superior a Portugal, talvez a Geórgia. Todas as outras não são, na minha opinião. Se continuarmos a trabalhar desta maneira, vamos ir ao Mundial, que é o nosso objetivo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]