Presidente da República inaugura a rotunda Comendador Armando Lopes em Leiria

O Comendador Armando Lopes, dono da rádio Alfa, em Paris, vai ter uma rotunda com o seu nome em Leiria. A rotunda vai ser inaugurada este sábado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, na presença do Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira Silva, e do Secretário de Estado da internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Armando Lopes já tem uma rotunda em Créteil, inaugurada também pelo Presidente da República, pelo Primeiro Ministro António Costa, pelo Ministro da Defesa Azevedo Lopes e pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, no dia 11 de junho de 2016, quando foi comemorado em Paris o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A inauguração da rotunda vai ter lugar logo depois da inauguração do edifício da Moagem, uma obra que está a ser feita pelas empresas de Armando Lopes.

“Este é um processo de 10 anos” disse ao LusoJornal Fernando Lopes, filho do empresário. “Foi necessário ter a aceitação do IPAR porque este é um edifício histórico, é um monumento”.

Fernando Lopes diz também que o projeto teve de ser alterado à medida que eram feitas novas descobertas na obra. “As pessoas do IPAR vieram cá e teceram comentários muito positivos”.

O edifício já foi convento, prisão, escritórios da administração da Câmara municipal, até ser vendido, no início de 1900 para aí ser instalada uma moagem. Armando Lopes comprou o edifício quando estava já em ruínas para o reabilitar. Foram construídos 25 apartamentos, 13 lojas “e um átrio mágico de convívio”.

Nem todos os apartamentos estão vendidos “até porque muita gente estava à espera para ver o resultado final” explica Fernando Lopes. Os apartamentos variam entre 70 e 500 metros quadrados, com preços acima da média praticada na cidade.

“Estamos com um patamar de standing bastante elevado por se tratar de um monumento, e porque tem acabamentos de excelência: chão radiante hidráulico, ar condicionado em todas as divisões, cozinha completamente equipada com chão em soalho, controlo de acesso com vídeo-porteiro, no condomínio há vigilante 24 horas por dia e parqueamento para residentes,…”

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]