LusoJornal / Jorge Campos

Primeiro aniversário do programa de rádio Raízes em St. Fons

No sábado passado, dia 27 de janeiro festejou-se o primeiro aniversário do programa “Raízes”, animado pela equipa Carlos, Jay Fee, Patrícia e Fernando, nas ondas da rádio Plurielle, com estúdios em St. Priest (69), nos arredores de Lyon.

“Tínhamos marcado encontro com os nossos ouvintes e amigos a partir das 14h00 e acolhemos os participantes deste programa de festa, primeiros em palco, os grupos de folclore e já ao serão tivemos artistas, cantores da região de Lyon e humoristas” explica Patrícia. “Partilhámos o nosso enorme bolo de aniversário do primeiro ano de programa com todo o público presente nesse momento. Tivemos dois pontos altos que foram o folclore na parte da tarde, e depois no serão a parte variedades. Durante este dia cerca de duas mil pessoas passaram pela sala de festas de St. Fons apreciando o nosso programa de apresentação e de festa” concluiu Patrícia, uma das locutoras fundadora do programa Raízes para o LusoJornal.

Estiveram presentes nesta festa os grupos de folclore Juventude do Alto Minho de St Priest, Corações do Minho de Jons, Flores de Portugal de Bron, e Rio Lima Alto Minho de Caluire. Os artistas foram Savanah Eve, Nazaré, Sandrine Bens, Sandrina Gonçalves, Tiago Esbarrodinho, Carlinhos da Fansa, Filipe Ribeiro, Chico Alentejano, José Carlos, Tony José e Jay Fee Deejay.

Foram momentos de grande emoção neste encontro da Comunidade portuguesa organizado pelo programa Raízes e com o apoio da Associação Desportiva dos Portugueses de Feyzin.

“O Presidente Vieira deu-nos todo o seu apoio logístico e também relacional, que nos ajudou nos nossos contatos com fornecedores e com a Mairie de St Fons, para assim concretizarmos este nosso dia. É também a associação que patriciona o programa Raízes ao longo do ano. O banco Santander Totta também nos deu o seu apoio para que esta festa fosse um sucesso” disse ao LusoJornal Carlos, também locutor fundador de Raízes.

“Gostei muito deste encontro, da festa, pois podemos ver em palco artistas que eu já não via há anos, e também estes novos artistas que agora estão a mostrar os seus talentos. Linda iniciativa cultural desta equipa da radio e do programa Raízes, para mim tem todo o valor. Bravo! Espero que continuem” disse Maria Rosa, uma das espetadoras desta tarde de festa.

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, também presente, aproveitou para felicitar o programa Raízes e ofereceu um azulejo com um poema em português sobre a amizade a Patrícia Guerreiro e toda a equipa do programa, tendo sublinhado a importância de haver uma emissão de rádio Portuguesa em Lyon, “como forma de manter os laços com Portugal, ao nível cultural e da nossa língua”. Encorajou os Portugueses a continuarem a reforçar as suas tradições e hábitos culturais, que honram Portugal, designadamente os ranchos folclóricos que trazem Portugal para a França”.

A Comunidade portuguesa na região de Lyon pode ouvir este programa todos os domingos, das 12 às 14h00 em 91.5 FM. Informação e música.