Primeiro ‘Salon du Livre Africain’ em Paris, este fim de semana, de 24 a 26 de setembro

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

No próximo fim de semana, de 24 a 26 de setembro, terá lugar a primeira edição do Salon du Livre Africain de Paris na Mairie do 6ème arrondissement.

No evento estarão presentes cerca de trinta editores e livreiros e quase duzentos autores que explorarão a riqueza literária e linguística dos 54 países africanos que, juntos, contam com 1.800 idiomas, incluindo as línguas francesa e portuguesa que, juntamente com o inglês, dominarão a maioria das obras apresentadas.

Uma preponderância das línguas impostas pela colonização europeia que, a breve trecho e se nada for feito, levará à extinção dos idiomas africanos minoritários, o que será um rude golpe na diversidade linguística da humanidade.

Um programa carregado que debaterá temas tão abrangentes como “O que é África?” (sábado, às 16h30) ou “A diplomacia cultural” (sábado, às 15h45), mas também temas mais específicos tais como “O sucesso da banda desenhada africana” (sábado, às 12h00) ou “Como se escrevem as mulheres africanas na literatura contemporânea?” (sábado, às 14h30).

Como não poderia deixar de ser – não fosse o português a língua mais falada no hemisfério sul – a literatura lusófona produzida em África também estará presente, no sábado às 11h30, com o debate “Angola-Moçambique, a literatura lusófona africana conta outras histórias?”, no qual participarão o escritor moçambicano a residir em Paris Agnaldo Bata (na foto) e o escritor angolano Ondjaki (na foto) . A moderação será garantida por Teresa Guimarães Silva, professora da UF Rio de Janeiro.

 

Salon du Livre Africain de Paris

Entrada gratuita e com passe sanitário obrigatório

Mairie du 6ème

78 rue Bonaparte

75006 Paris

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]