Realizador Ruben Alves comenta as posições extremistas da atriz Maria Vieira

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O realizador franco-português Ruben Alves, que realizou “A Gaiola Dourada” foi interrogado sobre o posicionamento extremista da atriz Maria Vieira que defende o partido Chega. “Se eu partilho as convicções dela? Não, obviamente” disse Ruben Alves no programa do LusoJornal “Serões Pensantes à Lareira” apresentado por Ana Faria.

Interrogado por Helder Wasterlain, coapresentador do programa, o realizador explicou que “quando eu filmei com a Maria Vieira, não havia nada disso. Era uma pessoa agradável, era só rir, as pessoas adoravam a Maria Vieira, os atores franceses olhavam para ela e achavam-na incrível, era mesmo uma doçura de pessoa”.

Ruben Alves considera que toda a gente pode ter convicções “mas quando se trata do extremo e de expor assim desta forma insistente… a mim faz-me confusão”.

“Eu não sei se é o dever dela, enquanto artista, passar a vida a escrever nas redes sociais. Não é o dever dela. Os artistas têm de se exprimir através da obra deles e comentar a época em que vivemos, mas assim, sem mais nem menos, estar a exprimir-se… É um bocado estranho este extremo, nós que trabalhamos com ela, o Joaquim de Almeida, a Rita Blanco… achamos estranho”.

Visivelmente desconfortado com a pergunta, Ruben Alves começou por dizer que “eu acho que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Cada um tem os seus pensamentos, as suas convicções políticas e as suas crenças religiosas. Isso não interfere que possa ser uma grande artista”. Mas depois deu o exemplo do realizador Roman Polansky acusado de violações. “Obviamente que ele é um grande cineasta, mas agora não conseguimos ver da mesma forma um filme dele. O filme pode ser lindo, mas depois, no momento em que tens que lidar com a pessoa para dar, por exemplo, um prémio, vem sempre estas acusações, é inevitável”.

Maria Vieira tem comentado que praticamente deixou de trabalhar em Portugal depois de ter assumido o seu apoio a André Ventura e ao partido Chega.

 

Ver a entrevista AQUI.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]